top of page
_edited.jpg

Alfredo Sirkis foi um dos precursores da causa ambientalista no Brasil. Um descarbonário, nas suas palavras.
Mas o mundo está cheio deles. Não em silêncio eles observam o crescimento das emissões de carbono
e se colocam na ponta do combate a esse despropósito. Eles estão descontentes.


Foi por isso que imaginamos o PRÊMIO DESCARBONÁRIO do Climate Reality Brasil. Para honrar a trajetória de Sirkis e premiar os descarbonários do futuro, do passado e do presente em três categorias: projetos realizados, projetos em andamento e projetos futuros para combater a crise climática  e exponencializar a visibilidade dos que se empenham nessa história. Contar tantas outras urgentes e vitais.


Agora é luta.

 

Somos todos Descarbonários contra o descontrole, o despreparo, o desastre ambiental.


É possível reverter o estrago que foi feito? 


Só vamos descobrir desfazendo. 

31 DE MARÇO

ÀS 19H

EVENTO ONLINE

Sirkis post1C.jpg

SOBRE A PREMIAÇÃO

Os vencedores ganharão o Troféu Descarbonário, terão seus projetos reconhecidos a nível nacional e receberão o prêmio de personalidades renomadas da área climática e ambiental brasileira durante a cerimônia. Além disso, terão seus nomes indicados pela filial brasileira para concorrerem à premiação the Alfredo Sirkis Memorial Green Ring Award,  na qual, caso sejam selecionados, receberão o prêmio das mãos do próprio Al Gore, alcançando visibilidade internacional.

Saiba mais sobre o Prêmio Descarbonário no edital.

Inscrições encerradas.

CONHEÇA OS DESCARBONÁRIOS QUE IRÃO

ENTREGAROS TROFÉUS AOS VENCEDORES

CATEGORIA- ENTREGA.png

Guilherme Syrkis é formado em Educação Executiva pela Harvard Kennedy School e atuou como Assessor Especial do Ministro de Minas e Energia e também fez parte do Conselho de Administração da Zona Franca de Manaus. Em 2020, Syrkis assumiu a direção-executiva do Centro Brasil no Clima (CBC) e vem renovando a forma de atuação da instituição, ao mesmo tempo que leva à frente o legado de seu pai, Alfredo Sirkis.

Maria Paula Fidalgo é apresentadora, psicóloga e atriz brasileira. Formada em Psicologia desde 1992 pela Universidade Paulista, foi nomeada embaixadora da paz pelo governo do Distrito Federal, é militante pelo aleitamento materno e conselheira e fundadora da ONG Movimento Gota d'Água. Também foi representante da classe artística na Câmara dos Deputados com a finalidade de impedir a aprovação da PEC 215.

Ethan Spaner é diretor do Programa Internacional do The Climate Reality Project. Coordena programas e campanhas nas 10 filiais globais da Climate Reality, determina a estratégia global geral do sistema de filiais e lidera a política internacional de mudança climática da organização e atividades de defesa. Foi conselheiro de política climática da Climate Reality,Nascido em Canton, Ohio, Ethan obteve seu JD com um certificado em direito ambiental pela Pace Law School e é bacharel em história pela Wake Forest University.

JURADOS DA CATEGORIA PASSADO

CATEGORIA - PASSADP.png

Marianna Albuquerque é coordenadora de projetos em think tanks como o Centro Brasil no Clima e o Centro Brasileiro de Relações Internacionais. Entre 2017 e 2019, foi professora do Instituto de Estudos Estratégicos e, em 2016, participou do Programa de Capacitação Acadêmica da Delegação Permanente do Brasil junto à ONU, em Nova York.

Beto Mesquita é Doutor em Ciências Ambientais e Florestais. Atua há 28 no terceiro setor, é diretor da BVRio e integra o Grupo Estratégico da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura. É presidente do Conselho Deliberativo do Movimento Trilha Transcarioca. Autor de três livros e dezenas de artigos, em 2020 foi agraciado com o Prêmio CREA/RJ de Meio Ambiente.

Eleito Deputado Federal por três mandatos consecutivos participou como Deputado Constituinte na elaboração da Constituição de 1988, sendo responsável pela elaboração do capítulo destinado ao meio ambiente. Durante sua vida legislativa, foi autor de diversas leis, abrangendo uma vasta gama de temas ambintais. Como reconhecimento ao seu comprometimento com a causa, recebeu o Prêmio Sarney de Ecologia e o Prêmio Global 500 das Nações Unidas. Em 2002 recebeu os prêmios Trust – International Award For Conservation Achievement e o Prêmio PNBE de Cidadania.

Fundador da Ecofalante e idealizador da Mostra Ecofalante. É economista e documentarista, e atua há mais de 30 anos nas áreas de comunicação, educação, meio ambiente e políticas públicas.

JURADOS DA CATEGORIA PRESENTE

CATEGORIA - PRESENTE.png

Andréia Coutinho Louback é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela PUC-Rio e mestra em Relações Étnico-Raciais pelo CEFET/RJ. Entre 2018-2020, atuou no Instituto Clima e Sociedade (iCS) como coordenadora de comunicação, e também coordenou a área de comunicação e mobilização de um projeto de justiça climática e socioambiental no Instituto Alana.

Lica de Souza é Mestre em Filosofia. Foi coordenadora editorial da Papel A2 Texto & Arte na qual editou diversos quadrinhos. Roteirista de Histórias Paulistanas, ganhador do Proac 2016, e 3 histórias de terror e uma nem tanto. Produtora executiva de diversas exposições no Brasil e exterior. Atualmente trabalha como Gerente de Projetos na agência Africa.

Eduardo Viola é doutor em ciência política pela Universidade de São Paulo (1982) e tem pós-doutorado em economia política internacional pela Universidade de Colorado (1990). Prof. Viola é professor titular do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da Universidade de Brasília, Pesquisador Associado Sênior do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo e Pesquisador Nível 1B do CNPq. Também é coordenador do Grupo de Pesquisa do CNPq “O Sistema Internacional no Antropoceno”.

JURADOS DA CATEGORIA FUTURO

CATEGORIA- FUTURO.png

Branca Americano é geógrafa pela PUC-RJ com Mestrado em Planejamento Energético pela COPPE, DEA em Methódes Scientifiques de Gestion pela Universidade de Paris-Dauphine. Trabalhou na Coordenação Geral de Mudanças Globais do Clima do Ministério da Ciência e Tecnologia de 1997 a 2009. Participou das negociações internacionais no âmbito da Convenção do Clima e do Protocolo de Quioto desde 2000 até 2010. Atualmente é consultora e associada ao Instituto Internacional para a Sustentabilidade – IIS.

Marcello Barcelos é roteirista, planejador criativo e diretor de cena. Sócio e fundador do Studio Barça, especializado em estratégia e conteúdo de marca. Foi diretor de criação em publicidade em agências como DM9 e DPZ por mais de 20 anos e produtoras como a Paranoid Br.

Sônia Araripe é Formada em Jornalismo pelo UFRJ, com pós em Comunicação Empresarial pela PUC-Minas e em Meio Ambiente pela FGV-Rio. Com vários prêmios como Aberje e Abraciclo, ela já recebeu o Conjunto de Medalhas Pedro Ernesto, da Câmara de Vereadores do Rio, pela sua atuação como jornalista e voluntária ambiental. Também é jornalista, Diretora e Editora da Plurale e outros veículos relevantes na mídia independente de sustentabilidade.

JURADOS DURANTE A CERIMÔNIA

CATEGORIA- NO DIA.png

Formada em Relações Internacionais, Amanda empreende o PerifaSustentavel, é colunista da Agência Jovem de Notícias, podcaster do Direto da Base e atua como mobilizadora de redes do Youth Climate Leaders. Liderança Forbes Under 30, Amanda tem o objetivo de mobilizar jovens para construírem um planeta inclusivo, colaborativo e sustentável, através das redes Embaixadores da Juventude da ONU, Global Shapers Community e United People Global.

Eduardo Viola é doutor em ciência política pela Universidade de São Paulo (1982) e tem pós-doutorado em economia política internacional pela Universidade de Colorado (1990). É autor de 6 livros, mais de 50 capítulos de livros e mais de 80 artigos publicados em periódicos científicos especializados em vários países. Tem 211 citações no Web of Science e mais de 5.400 citações no Google Scholar. Prof. Viola também é membro de vários comitês científicos nacionais e internacionais.

Roberto Vámos atua há mais de 20 anos no campo ambiental prestando consultoria a diversas ONGs, empresas e eventos. Foi coordenador-geral no Brasil do Climate Reality Project. Conselheiro do Centro Brasil no Clima e da ONG Uma Gota no Oceano, ele atuou também como Diretor de Conteúdo das seis edições do Fórum Mundial de Meio Ambiente.

120 PROJETOS INSCRITOS

Todas as iniciativas inscritas nos enchem de esperança, pois temos ainda mais certeza do comprometimento das lideranças em tomar atitudes urgentes contra os avanços da crise climática.

Conheça os projetos das categorias PASSADO, PRESENTE e FUTURO:

#soudescarbonario

bottom of page