top of page
  • Foto do escritorThe Climate Reality BR

Fortalecendo a Educação Climática: Audiência Pública e Lançamento da CBEC na Câmara dos Deputados

Atualizado: 26 de jun. de 2023

Como parte de nossas boas práticas de acessibilidade digital, este texto foi disponibilizado como página na web: Fortalecendo a Educação Climática: Audiência Pública e Lançamento da CBEC na Câmara dos Deputados. As imagens contam com texto alternativo.


No dia 22 de junho, ocorreu na Câmara dos Deputados a Audiência Pública "A importância da educação climática no Brasil no contexto de crise climática no mundo". O evento foi organizado em parceria com The Climate Reality Project Brasil e teve como objetivo discutir a relevância da educação climática diante dos desafios enfrentados pelo país e pelo mundo em relação às mudanças climáticas.


Estiveram presentes na Audiência Pública Renata Moraes, gerente da filial brasileira do The Climate Reality Project; Mario Mantovanni, da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente; Suely Araújo, do Observatório do Clima e Conselheira do Centro Brasil no Clima; Sarah Marques, da Comunidade de Caranguejo e Tabaiares; Eduardo Carvalho, representando a Sociedade Civil; Mercedes Bustamante, Presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Camila Grankow, do Observatório Parlamentar de Mudança Climática e Transição Justa (OPCC) e João Paulo Amaral, do Instituto Alana.


Durante a Audiência Pública, diversos especialistas, representantes de organizações não governamentais, acadêmicos e autoridades estiveram presentes para compartilhar seus conhecimentos e experiências sobre a crise climática. Tendo início com Eduardo Carvalho apresentando a coleção de livros didáticos infanto-juvenis "Educação climática", seguido por Camila Grankow que falou um pouco sobre o trabalho da plataforma legislativa OPCC. Mercedes Bustamante, presidente do Capes, deu sequencia apresentando um panorama cientifico do atual cenário climático e como ele afeta diretamente a educação. Suely Araújo, do Observatório do Clima e CBC, comentou os desafios de instituir sistemáticas amplas e consistentes com a crise climática já em andamento. Mario Mantovanni discorreu sobre sua experiência com pensamento global e ação local, seguido por Sarah Marques, que compartilhou como a comunidade de Caranguejo e Tabaiares lida com as demais faltas que atravessam o tema da crise climática. João Paulo Amaral comentou a crise tríplice planetária e a desconexão da humanidade com a natureza.


Renata Moraes é uma mulher branca, de cabelos castanhos. Ela veste uma blazer bege com camisa laranja. Ela está segurando um microfone e ao fundo temos um cartaz da Virada Parlamentar Sustentável e uma bandeira do Brasil.
Renata Moraes, gerente da filial brasileira do The Climate Reality Project, fez o lançamento da CBEC na ocasião.

O encerramento da mesa ficou por conta de Renata Moraes, que fez o lançamento da Coalizão Brasileira pela Educação Climática (CBEC) uma iniciativa que reúne mais de 50 organizações engajadas na promoção da educação climática nas escolas. A CBEC busca sensibilizar sobre a importância da educação climática junto à luta por justiça climática, para que a população brasileira atue de forma consciente sobre as causas, efeitos e soluções das mudanças climáticas, a fim de aumentar a capacidade do país de lidar com essas questões.


"Educação climática talvez seja o último tema que nos une enquanto humanidade. Todos os temas são atravessados pela crise climática."

- Renata Moraes


A audiência também teve uma transmissão ao vivo, disponível no fim do texto. Essa transmissão permitiu que pessoas interessadas no tema pudessem acompanhar o evento remotamente, ampliando o alcance e a participação da sociedade na discussão sobre a importância da educação climática.


A Audiência Pública e o lançamento da CBEC representam passos importantes na busca por uma educação climática mais abrangente e efetiva no Brasil. Através do diálogo entre especialistas e da união de diferentes organizações em torno dessa causa, espera-se que sejam desenvolvidas estratégias e políticas públicas que promovam a educação climática em todos os níveis educacionais, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e engajados na construção de um futuro sustentável.


Na imagem, o grupo de 34 pessoas presentes na audiência seguram uma faixa que diz "Eu digo sim à sustentabilidade"
O evento na Câmara dos Deputados foi uma das ações da Virada Parlamentar Sustentável.

Assista à Audiência Pública "A importância da educação climática no Brasil no contexto de crise climática no mundo" completa no vídeo abaixo (com legenda em português gerada automaticamente).

Leia o artigo sobre a audiência pública publicado no site da Câmara Legislativa aqui.

107 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page