Resumão - COP 27

Confira o que aconteceu durante nossa participação na Conferência.
Primeiro, fomos para a COY 27
Começamos a nossa jornada climática em Sharm Elsheikh, no Egito, participando 17ª Conferência da Juventude sobre Mudança Climática da ONU (COY17), que aconteceu entre os dias 02 e 04 de novembro.
Durante o evento, o nosso Mobilizador de Juventudes, Luan Werneck, foi o responsável por representar o Climate Reality Project Brasil, participando de diversas ações e discussões ao longo do evento.
A COY é uma conferência voltada para jovens agentes de mudança de mais de 140 países, que buscam salvar maneiras de salvar o planeta Terra. Para isso a COY conta com:
Capacitação
Intercâmbio cultural
Workshops de Habilidades
Política de documentos
Então chegamos na COP 27

Logo depois, a gerente da filial brasileira do Climate Reality, Renata Moraes, desembarcou na cidade para se unir aos vários Líderes da Realidade Climática que também iriam para a 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP 27).
A COP deste ano, também sediada no Egito, na cidade de Sharm Elsheikh, acontece entre os dias 06 a 18 de novembro, e tem como objetivo reunir as comunidades internacionais para debater as mudanças climáticas, acompanhar o progresso as ações climáticas já estabelecidas, encontrar as soluções para os problemas ambientais enfrentados em todos o mundo e negociar acordos.
(Para saber um pouco mais sobre a conferência, você pode conferir esse post no nosso Instagram, clicando aqui.)
Nesta primeira semana tivemos a oportunidade de acompanhar o discurso de Al Gore, fundador do Climate Reality Project, além de encontrar com muitos Líderes da Realidade Climática e gerentes das filias ao redor do mundo! Fomos conhecer os pavilhões e os stands do Brasil Action Hub, Brasil Amazônia e do governo federal brasileiro. E ainda participamos do lançamento do livro “Menjalin Ikhtiar Merawat Bumi. Memórias de Líderes da Realidade Climática", realizado pelo Climate Reality Project Indonésia.
Conhecemos a CEO do Climate Reality, Phyllis Cuttino, e apresentamos o trabalho que estamos realizando no Brasil com o apoio da nossa rede de lideranças.

Os nossos dias foram repletos de momentos incríveis, como o assistir ao lançamento da plataforma Climate Trace. Apresentada por Al Gore e pelo CEO da WattTime, Gavin McCormick, a nova ferramenta foi criada para acompanhar a medição de gases de efeito estufa global. Para saber mais sobre, acesse climatetrace.org.
Ao final, estivemos em um encontro especial para nos reunir com Al Gore e os Líderes da Realidade Climática de todas as filias presentes.
“(...) O que eu queria fazer aqui é apenas dizer: Obrigado. Bem-vindo(a) a compartilhar meu mais profundo sentimento sobre como é ver vocês aqui e reconhecer seus rostos e sentir seus corações e sentir a paixão que os trouxe aqui. Você e esse sentimento são o que vão salvar nosso futuro. E eu disse que iria finalizar desta maneira, lembrem-se: vontades políticas são recursos renováveis. Vamos renová-las! Muito obrigado.” - Al Gore durante discurso para Líderes.
Assista ao discurso aqui.
Levamos uma das nossas maiores causas para a COP 27: a Educação Climática. Durante a semana tivemos a chance de conversar sobre o assunto com diversas personalidades e representantes de grandes redes que atuam no cenário climático e ambiental daqui do Brasil.
Foram 4 dias intensos de muitas conversas, encontros e aprendizados nessa 27ª Conferências das Partes. Toda a nossa gratidão às pessoas e organizações que lutam para mudar a realidade climática que estamos vivendo.
A COP 27 ainda não acabou. Por isso, separamos alguns conteúdos importantes para que você possa ficar ainda mais atualizado nos acontecimentos da conferência.
Nossos pequenos resumos no Instagram:
Primeiro dia: https://www.instagram.com/p/CkrKG2nDoDU/
Segundo dia: https://www.instagram.com/p/CktVJYKDgNe/
Terceiro dia: https://www.instagram.com/p/CkwFB1RD16a/
Quarto e último dia: https://www.instagram.com/p/Ck5xOJXjvOW/
Notícias para acompanhar:
"Al Gore apresenta ferramenta de medição de emissões de carbono na COP27" - Um Só Planeta: https://umsoplaneta.globo.com/clima/cop/noticia/2022/11/09/al-gore-apresenta-ferramenta-de-medicao-de-emissoes-de-carbono-na-cop27.ghtml
"COP27: plano de ação da ONU contra "inferno climático" só financia 6% do necessário" - Exame: https://exame.com/esg/cop27-plano-de-acao-da-onu-contra-inferno-climatico-so-financia-6-do-necessario/
"QUANTO ESTAMOS PRÓXIMOS DA CATÁSTROFE CLIMÁTICA?" - Steve Chapple: https://hotglobe.substack.com/p/how-close-to-climate-catastrophe?utm_source=profile&utm_medium=reader2
Cobertura da COP 27 no Bloomberg: https://www.bloomberg.com/green





Dạo này mình hay lướt soi cầu miền Bắc trước giờ quay cho đỡ bị “tụt nhịp”, chủ yếu xem nhanh xu hướng mấy ngày gần đây thôi. Mình thích kiểu có phần dự đoán XSMB theo ngày (như 16 8 2026) để đối chiếu với dàn mình đang canh, chứ không phải ngồi mò lại từng kết quả. Giữa lúc đọc linh tinh nhiều nguồn, mình vẫn tạt qua soi cau xsmb vì cách trình bày khá dễ nhìn, không bị rối mắt quá. Có hôm mình xem thêm mục Rồng Bạch Kim cho vui, thấy họ ghi chú theo kiểu thống kê nên cũng dễ so sánh. Nói chung mình coi như một chỗ tham khảo thêm, đọc…