top of page
  • Foto do escritorThe Climate Reality BR

#RebobinandoAgosto: tudo o que rolou no Climate Br e na nossa rede de lideranças

Como parte de nossas boas práticas de acessibilidade digital, este texto foi disponibilizado como página na web: #RebobinandoAgosto: tudo o que rolou no Climate Br e na nossa rede de lideranças.


Começamos o mês de forma muito especial! Durante o evento Diálogos Amazônicos, além de encontrar com vários Líderes da Realidade Climática que estavam por lá, nós tivemos a oportunidade de, junto às demais organizações que compõem a Coalizão Brasileira pela Educação Climática, lançar uma carta recomendatória aos presidentes da Cúpula da Amazônia. Na carta, pedimos a inclusão de educação climática nas NDCs e currículos escolares dos países amazônicos. Leia mais sobre no post completo sobre o assunto.

grupo de pessoas em sala fechada , ao fundo a logo dos diálogos amazônicos  em uma tv

Aproveitando esse momento para deixar um abraço apertado nos os Líderes que encontramos lá! É sempre ótimo ver essas pessoas incríveis ao vivo.


Assista ao I Encontro Formativo da Coalizão Brasileira pela Educação Climática, que aconteceu no último dia 2 de agosto, com a presença de Prof. Alfredo Pena-Vega, autor de "Os sete saberes necessários à educação sobre mudanças climáticas". Vídeo YouTube em I Encontro Formativo


Selecionados Operação COP, sejam bem vindes! Conheça os quatros jovens selecionados para fazer parte do projeto que os leva para um estágio virtual no Itamaraty!

guilherme, homem branco, cabelos castanhos e lisos

Guilherme Lima: Com 23 anos, Guilherme é internacionalista e mestrando no PPGRI San Tiago Dantas. Sua dedicação à educação e justiça ambiental o levou a explorar governança climática, política externa brasileira e mais. Seu comprometimento é uma luz para um futuro sustentável.





maria, mulher negra, cabelos trançados loiro e castanhos, usando cachecol e sorrindo

Maria Gabriella Rodrigues: Com 21 anos, Maria Gabriella é estudante de Direito na UFT e pesquisadora na McMaster University. Como diretora executiva da Rede Vocare e integrante de diversos grupos de pesquisa e extensão, ela mergulha na interseccionalidade, igualdade étnico-racial, feminismo e direitos humanos. Seu trabalho é inspirador!




helena, mulher branca, cabelos lisos e escuro, usa óculos. atrás dela a logo da onu

Helena Branco: Aos 21 anos, ela é uma ativista apaixonada por direitos da juventude, igualdade de gênero e justiça climática. Estudante de Políticas Públicas e Relações Internacionais na UFABC, Helena já marcou presença na COP 27 e CSW 67, defendendo os jovens latino-americanos em negociações globais para transformar ações em políticas públicas concretas.



rayane, mulher indigena, cabelos longos, pretos e lisos, ela sorri. usa jaqueta preta

Rayane Xipaya: Com 21 anos, Rayane é estudante de Relações Internacionais, co-fundadora da marca Apïrinã Eco e ex-diretora do Instituto Juma. Representou o Brasil no Enlace Continental de Mulheres Indígenas das Américas (ECMIA) e palestrou em eventos como a FILIGRAM e ECOAR. Seu compromisso com os povos indígenas, meio ambiente e direitos é admirável.



No último dia 15, Renata Moraes mediou a mesa Incluindo a Educação Climática na Legislação Brasileira: Desafios e Caminhos, da Conferência Brasileira de Mudanças Climáticas. O evento contou com a presença de Suely Araújo, Marcos Sorrentino e Duda Salabert. Assista completo no YouTube.


Carmynie Xavier, nossa consultora de Advocacy, marcou presença no Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas Globais.

carmynie, mulher negra, cabelos castanhos cacheados, na frente do banner com a logo do evento.

Além dela, os Líderes da Realidade Climática do Núcleo Paraná também participaram do evento e comandaram uma mesa virtual que você pode assistir completa no nosso canal do YouTube.

membros do nucleo paranna frente do banner com a logo do evento

Júlia Caon, nossa Coordenadora de Campanhas Internacionais, compôs o XV Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, participando da mesa "Climatologia subtropical: a justiça climática sob a perspectiva atual e dos cenários futuros do clima". Veja mais sobre o evento em www.youtube.com/@xvsbcg.

julia, mulher branca, cabelo curto e loiro, segura um microfone. ao fundo, uma projeção com seu nome e email

Renata Moraes também marcou presença na coletiva de Imprensa do Clean Up he World, iniciativa global de limpeza, que concentra-se na preservação dos oceanos devido à sua importância ecológica e econômica. Assista no link dou YouTube.


Climate na Mídia




Giro dos Líderes: Ações promovidas pelos Líderes da Realidade Climática

O pessoal do Núcleo Amazonas compareceu ao Seminário de Formação Política Sindical da União Geral dos Trabalhadores, em parceria com os Povos Indígenas do Amazonas. A mesa em que o núcleo marcou presença era dedicada a discutir as Mudanças Climáticas e o Meio Ambiente, destacando o papel fundamental do protagonismo da Juventude Indígena na participação dos movimentos sociais e na busca por soluções.

grupo de pessoas posando para a foto em uma sala, atras deles bandeiras

40 visualizações0 comentário
bottom of page