top of page
  • Foto do escritorThe Climate Reality BR

CBEC lança carta recomendatória para presidentes da cúpula da Amazônia

Atualizado: 15 de ago. de 2023

Como parte de nossas boas práticas de acessibilidade digital, este texto foi disponibilizado como página na web: "CBEC lança carta recomendatória para presidentes da cúpula da Amazônia"


Amazônia, 4 de agosto de 2023 - A Coalizão Brasileira pela Educação Climática (CBEC), uma aliança dedicada à promoção da educação e conscientização sobre as mudanças climáticas, enviou uma carta recomendatória aos Excelentíssimos(as) representantes dos países da Amazônia. O objetivo da carta é compartilhar uma importante recomendação para enfrentar os desafios climáticos que afetam a região e o mundo: a inclusão da Educação Climática nas NDCs e currículos escolares dos países da Amazônia.


A CBEC acredita que a educação é uma ferramenta fundamental para impulsionar ações eficazes de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Conscientes do papel crucial da Amazônia e preocupados com os impactos devastadores das mudanças climáticas em seus territórios, a coalizão tem o compromisso de promover o conhecimento e a compreensão da crise climática, capacitando indivíduos e comunidades a tomarem medidas concretas para proteger o planeta.

Grupo dos representantes das organizações que formam a cbec reunidos em uma sala de conferências

A coalizão ressalta o fato positivo de que sete países (Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Indonésia, Macedônia do Norte e Uruguai) já reconhecem a importância da Educação Climática e a incluíram em suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs). Essa medida demonstra um compromisso significativo para enfrentar os desafios climáticos e construir um futuro sustentável para as próximas gerações.


Nesse contexto, a CBEC recomenda respeitosamente que os países da Amazônia considerem seriamente a inclusão da Educação Climática em suas NDCs. Ao fazê-lo, eles estarão dando um importante passo rumo ao fortalecimento das estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas e contribuindo para a conscientização pública em toda a região.


A Educação Climática não apenas informa, mas também inspira ação. Ao empoderar as sociedades com o conhecimento necessário para compreender os desafios ambientais, promove-se uma cultura de responsabilidade ambiental e incentiva-se a adoção de práticas sustentáveis.


A Coalizão Brasileira pela Educação Climática está pronta para apoiar os países da Amazônia em seus esforços para implementar a Educação Climática em suas NDCs. Acredita-se que, ao trabalhar juntos, podem-se alcançar resultados significativos para a preservação do ecossistema e a construção de um futuro mais resiliente.


A expectativa agora é que a carta seja entregue aos líderes dos países amazônicos em novembro de 2023, durante a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a ser realizada em Dubai


A CBEC agradece a atenção dedicada a essa importante questão e espera que suas recomendações sejam consideradas com o mesmo espírito de colaboração e comprometimento que norteia seu trabalho em prol do clima e da sustentabilidade.


Leia o documento na íntegra no link abaixo.


Carta Recomendatória à Cúpula da Amazônia (CBEC)
.pdf
Download PDF • 212KB


Apoie o movimento preenchendo o formulário abaixo.

303 visualizações0 comentário
bottom of page