top of page

Semana Internacional
da Juventude 2020

No dia 12 de agosto é comemorado o Dia Internacional da Juventude, mas diversos eventos incríveis acontecem durante toda semana. Pensando nisso, o The Climate Reality Project Brasil organizou um compilado de eventos que acontecerão durante este período para que todos possam ter uma semana repleta de conteúdos, atividades, aprendizados e reflexões. A programação disponibilizada vai de 12 a 19 de agosto, encerrando com o evento Quebrando o Clima.
 

Fique atento pois essa lista continuará sendo atualizada.

fundo.jpg
11 a 12 de agosto
Acompanhe a programação
WhatsApp Image 2020-08-12 at 20.26.28.jp

11 a 14 de agosto

Semana Internacional da Juventude da SDSN-Amazonia

Com o tema “Engajamento Jovem para Ação Global”, as atividades pretendem debater as transformações necessárias para o alcance dos ODS, conectar os participantes e impulsionar o envolvimento em iniciativas de impacto.⠀

A programação é realizada pela SDSN Jovem Amazônia, em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável, e integra as comemorações do Dia Internacional da Juventude, celebrado em 12 de agosto.⠀

A data foi criada pela ONU para destacar o papel essencial dos jovens para gerar mudanças e também para aumentar a conscientização sobre os desafios enfrentados pela juventude mundial.⠀

Confira a programação completa:
https://www.instagram.com/p/CDnA_jSKvLK/?igshid=q2ia8r94k687

SDSN Amazônia

Organizador

WhatsApp Image 2020-08-12 at 19.32.10.jp

12 de agosto, às 17h
(horário de Brasília)

Cidadania Ativa

Participe da Conferência Digital: Cidadania Ativa, do Forum da Energia e Clima, que acontece hoje (12), às 17h pelo horário de Brasília. Os convidados irão debater sobre o papel dos cidadãos na luta pela resiliência climática e sobre como podemos influenciar positivamente através da simples mudança de hábitos de consumo, a exemplo de movimentos pacíficos da sociedade civil criam impacte e tendências sustentáveis que são casos de estudo para mudanças à macro-escala. 

Transmissão online: Facebook e Youtube - Forum da Energia e Clima

Fórum de Energia e Clima

Organizador

WhatsApp Image 2020-08-12 at 19.31.05.jp

12 de agosto, 18h às 19h

Mesa Redonda - Climate Reality Leaders

No Dia Internacional da Juventude (12), o Sustentabilize-se apresenta a Mesa Redonda - Climate Reality Leaders, com a participação de Lideranças recém treinadas para contarem sobre suas experiências na rede do Climate Reality Brasil e internacional, e também debaterem as reflexões que o treinamento ofereceu quanto a importância de termos líderes e ações globais no combate às mudanças climáticas.

Transmissão Online:

Plataforma Sympla

Sustentabilize.se

Organizador

fundo.jpg
13 a 15 de agosto
Acompanhe a programação
WhatsApp Image 2020-08-10 at 13.49.43.jp

13 de agosto, às 18h30

Realidade Climática:
Como podemos agir?

Como podemos e devemos agir para assegurar nossa existência e promover qualidade de vida para todos?

 

Esses são alguns dos questionamentos que serão levantados por João Pedro Rocha, co-fundador do O Futuro que Queremos e Líder da Realidade Climática, e por Renata Moraes, gerente regional do Climate Reality Brasil.

 

Participe desse diálogo e entenda mais sobre o que fazer para mudar o atual cenário climático em que vivemos.

O Futuro que Queremos

Organizador

WhatsApp Image 2020-08-11 at 20.26.31.jp

13 de agosto, às 19h

Mulheres e Agroecologia

O Grupo de Trabalho Juventude e Agroecologia apresentará duas experiências da juventude na temática Mulheres e Agroecologia. É com muita alegria que convidamos vocês a participarem da nossa prosa, que irá contar com a presença de Carolina Basilio e Gabriela Schneider.

 

Carolina Basilio, estudante de Gestão Ambiental na EACH-USP, articuladora do GT Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no Engajamundo, entusiasta da agricultura urbana e estagiária na Secretaria do Verde e Meio Ambiente.

 

Gabriela Schneider é mestre em Práticas em Desenvolvimento Sustentável (UFRRJ) e analista de Relações Internacionais (PUC-Rio), com conhecimento nas áreas de cooperação internacional, desenvolvimento rural, gênero e sustentabilidade.

 

Se programem e venham todxs participar!

Arte: Gabi Muller.

Grupo de Trabalho Juventude e Agroecologia

Organizador

WhatsApp Image 2020-08-12 at 19.56.07.jp

15 de agosto, às 18h

Como as mudanças climáticas tem mudado a nossa vida - Gabriel Barboza

O movimento Eco Pelo Clima, núcleo da Fridays For Future Brasil em Pelotas e, neste mês, fez uma parceria com a International Youth Day Brasil para promover ação e protagonismo jovem, fazendo link com nosso movimento climático. Convidaram o Líder da Realidade Climática e Mentor, Gabriel Barboza, para realizar uma apresentação da Climate Reality no dia 15.

Eco pelo Clima

Organizador

fundo.jpg
17 a 18 de agosto
Acompanhe a programação
imagem - katia e marilia2.jpg

17 de agosto, de 18h às 18h40

Recuperação Econômica

e Emergência Climática:

E agora?

A celebração do Dia Internacional da Juventude continua aqui no Climate Reality Brasil. Afinal, com uma pauta tão pertinente, há sempre algo mais para abordar.

Então, marque na sua agenda a live "Recuperação Econômica e Emergência Climática: E agora?", onde as Líderes da Realidade Climática, Kátia Fenyves e Marília Closs, irão tratar de temas como finanças verdes, recuperação econômica e protagonismo juvenil. 

The Climate Reality Project Brasil

Organizador

live ecomare.jpg

17 de agosto, de 19h30 às 20h30

Mudanças Climáticas:

O que a juventude de favela tem a dizer?

O que os jovens de favelas brasileiras têm a dizer sobre a crise climática que estamos enfrentando? Para termos algumas respostas, precisamos ouvir as perspectivas e experiências dos moradores.

 

A live "Mudanças Climáticas: O que a juventude de favela tem a dizer?", em parceria com o Ecomaré, aborda a temática da mudança do clima no contexto das favelas cariocas, a partir da realidade do Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

 

O evento conta com a participação dos Líderes da Realidade Climática, Isadora Gran e Jorge Magnun, além de Juliana Oliveira, Diego Basílio e Juliana Machado, para abordarem algumas consequências das mudanças climáticas na favela, soluções, protagonismo juvenil e racismo climático e ambiental.

The Climate Reality Project Brasil e Ecomaré

Organizador

jovens_lideranças_-_imagem.jpg

18 de agosto, às 19h

Jovens Lideranças no Combate à Crise Climática

Quais atitudes as jovens Lideranças podem tomar no combate a mudança do clima? Dentre as alternativas, a Líder da Realidade Climática, engenheira ambiental e atriz, Thaiane Maciel, apresenta o projeto Novo Mundo e a iniciativa Limpar o Mundo, que atualmente conta com 51 voluntários atuando na limpeza da das praias da Ilha do Governador (RJ).

 

Venha participar dessa conversa. Quem sabe o quanto essa entrevista pode ser uma fonte de inspiração para você?

The Climate Reality Project Brasil

Organizador

METODOLOGIA PDG - LIVE.jpg

19 de agosto, às 16h

Metodologia PDG -

Um caminho para processos decisórios em grupos com efetividade, participação e criatividade

Como podemos tomar decisões em grupo de forma eficiente? Essa é uma dúvida que passa pela cabeça de muita gente. Por isso, a pedagoga e gerente da filial Descarbonários, Renata Moraes, vai conversar com Lucas Borelli, consultor de processos, mestre em tecnologia para o desenvolvimento social, agricultor, coach e também criador curso de extensão Metodologia PDG, para nos mostrar um caminho para processos decisórios em grupos com efetividade, participação e criatividade.

 

 

O curso tem por objetivo desenvolver profissionais para tomada de

decisão com a Metologia PDG - Processo Decisório em Grupo. Além de utilizar a colaboração e inteligência do grupo, gerando efetividade na participação e eficácia

nos resultados, de forma organizada em um ambiente virtual.

 

Não perca essa oportunidade de aprender!

The Climate Reality Project Brasil e PDG Online - Processo Decisório em Grupo

Organizador

quebrando o clima verdin.jpg

19 de agosto, de 19h às 21h

Quebrando o Clima

Na próxima quarta-feira feira (dia 19/08) às 19h00 teremos este evento INCRÍVEL com a participação de 4 ilustres palestrantes para falar sobre a emergência climática e o protagonismo jovem!

 

Sabemos que na escola aprendemos a ciência por trás da mudança do clima, mas e as soluções? O que nós, jovens, podemos fazer para mudar esse cenário? É isso que iremos te mostrar.

O evento também será transmitido pelo Youtube, então divulga pra família toda, hein? Compartilhe e apoie essa pauta tão importante para o nosso presente e futuro! 

Evento organizado pelos Líderes: Ariel Sepúlveda, Armando da Silva, Gabriela Pedroso, Lorrayne Isidoro, Alice Regnier e Ana Corrêa.

Transmissão online:

https://www.youtube.com/channel/UCq_DBNfYyNVPRhxuLdBBvXw

The Climate Reality Project Brasil

Organizador

bottom of page