top of page
  • Foto do escritorThe Climate Reality BR

Resumão - COP 27

Confira o que aconteceu durante nossa participação na Conferência.


Primeiro, fomos para a COY 27

Começamos a nossa jornada climática em Sharm Elsheikh, no Egito, participando 17ª Conferência da Juventude sobre Mudança Climática da ONU (COY17), que aconteceu entre os dias 02 e 04 de novembro.


Durante o evento, o nosso Mobilizador de Juventudes, Luan Werneck, foi o responsável por representar o Climate Reality Project Brasil, participando de diversas ações e discussões ao longo do evento.


A COY é uma conferência voltada para jovens agentes de mudança de mais de 140 países, que buscam salvar maneiras de salvar o planeta Terra. Para isso a COY conta com:

  • Capacitação

  • Intercâmbio cultural

  • Workshops de Habilidades

  • Política de documentos


Então chegamos na COP 27

Renata Moraes e Luan Werneck na COP 27.

Logo depois, a gerente da filial brasileira do Climate Reality, Renata Moraes, desembarcou na cidade para se unir aos vários Líderes da Realidade Climática que também iriam para a 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP 27).


A COP deste ano, também sediada no Egito, na cidade de Sharm Elsheikh, acontece entre os dias 06 a 18 de novembro, e tem como objetivo reunir as comunidades internacionais para debater as mudanças climáticas, acompanhar o progresso as ações climáticas já estabelecidas, encontrar as soluções para os problemas ambientais enfrentados em todos o mundo e negociar acordos.


(Para saber um pouco mais sobre a conferência, você pode conferir esse post no nosso Instagram, clicando aqui.)


Nesta primeira semana tivemos a oportunidade de acompanhar o discurso de Al Gore, fundador do Climate Reality Project, além de encontrar com muitos Líderes da Realidade Climática e gerentes das filias ao redor do mundo! Fomos conhecer os pavilhões e os stands do Brasil Action Hub, Brasil Amazônia e do governo federal brasileiro. E ainda participamos do lançamento do livro “Menjalin Ikhtiar Merawat Bumi. Memórias de Líderes da Realidade Climática", realizado pelo Climate Reality Project Indonésia.


Conhecemos a CEO do Climate Reality, Phyllis Cuttino, e apresentamos o trabalho que estamos realizando no Brasil com o apoio da nossa rede de lideranças.

Luan Werneck, Renata Moraes, Phyllis Cuttino e Guilherme Syrkis.

Os nossos dias foram repletos de momentos incríveis, como o assistir ao lançamento da plataforma Climate Trace. Apresentada por Al Gore e pelo CEO da WattTime, Gavin McCormick, a nova ferramenta foi criada para acompanhar a medição de gases de efeito estufa global. Para saber mais sobre, acesse climatetrace.org.


Ao final, estivemos em um encontro especial para nos reunir com Al Gore e os Líderes da Realidade Climática de todas as filias presentes.

(...) O que eu queria fazer aqui é apenas dizer: Obrigado. Bem-vindo(a) a compartilhar meu mais profundo sentimento sobre como é ver vocês aqui e reconhecer seus rostos e sentir seus corações e sentir a paixão que os trouxe aqui. Você e esse sentimento são o que vão salvar nosso futuro. E eu disse que iria finalizar desta maneira, lembrem-se: vontades políticas são recursos renováveis. Vamos renová-las! Muito obrigado.” - Al Gore durante discurso para Líderes.

Assista ao discurso aqui.

Levamos uma das nossas maiores causas para a COP 27: a Educação Climática. Durante a semana tivemos a chance de conversar sobre o assunto com diversas personalidades e representantes de grandes redes que atuam no cenário climático e ambiental daqui do Brasil.


Foram 4 dias intensos de muitas conversas, encontros e aprendizados nessa 27ª Conferências das Partes. Toda a nossa gratidão às pessoas e organizações que lutam para mudar a realidade climática que estamos vivendo.


A COP 27 ainda não acabou. Por isso, separamos alguns conteúdos importantes para que você possa ficar ainda mais atualizado nos acontecimentos da conferência.


Nossos pequenos resumos no Instagram:

Notícias para acompanhar:


"Al Gore apresenta ferramenta de medição de emissões de carbono na COP27" - Um Só Planeta: https://umsoplaneta.globo.com/clima/cop/noticia/2022/11/09/al-gore-apresenta-ferramenta-de-medicao-de-emissoes-de-carbono-na-cop27.ghtml


"COP27: plano de ação da ONU contra "inferno climático" só financia 6% do necessário" - Exame: https://exame.com/esg/cop27-plano-de-acao-da-onu-contra-inferno-climatico-so-financia-6-do-necessario/


"QUANTO ESTAMOS PRÓXIMOS DA CATÁSTROFE CLIMÁTICA?" - Steve Chapple: https://hotglobe.substack.com/p/how-close-to-climate-catastrophe?utm_source=profile&utm_medium=reader2


Cobertura da COP 27 no Bloomberg: https://www.bloomberg.com/green

587 visualizações0 comentário
bottom of page