Os territórios quilombolas Sítio Araçá e Jatobá II lançam, nos dias 24 e 25 de agosto, sua Carta de Direitos Climáticos em dois eventos que acontecem em Afrânio e Cabrobó, Municípios de Pernambuco. Todos são nossos convidados a comparecer no evento, que é aberto ao público.
A Carta de Direitos Climáticos Quilombos Sítio Araçá e Jatobá II reúne demandas das duas comunidades nos eixos de Direito à Educação, Direito à Terra, Direito à Saúde e Recomendações sobre Transição Energética Justa. Representando o bioma da Caatinga, a carta faz parte do projeto Construindo Cartas de Direitos Climáticos, promovido pelo The Climate Reality Project Brasil, representado nacionalmente pelo Centro Brasil no Clima. O documento foi construído em parceria com as organizações locais Quilombos de Pernambuco, Associação Remanescente de Quilombola do Sítio Araçá, Associação Quilombola da Comunidade Jatobá II
Sobre o território: O Território Quilombola Jatobá II, registrado apenas em 2007 pela Fundação Cultural Palmares, surgiu em 1879 com a chegada de Manoel Gregório de Sá Barreto, filho de uma mulher escravizada e um senhor de escravos. Hoje, essa comunidade reúne cerca de 500 pessoas distribuídas em várias localidades. Já em Afrânio, encontra-se o Quilombo Sítio Araçá, fundado por Seu Raimundo, um escravizado que fugiu da Guerra dos Canudos no século XIX. Ele cavou uma cacimba próxima a uma lagoa seca, ainda utilizada pela comunidade que agora está na sexta geração de descendentes de Raimundo.
Conheça as demandas e leia a carta na íntegra clicando no botão abaixo. Se você acredita que pode colaborar com qualquer das medidas demandadas pelo território, envie uma mensagem para brasil@climatereality.com e entraremos em contato com você.
Comentários