top of page
  • Foto do escritorThe Climate Reality BR

Prêmio Descarbonário 2024: Conheça os vencedores

Como parte de nossas boas práticas de acessibilidade digital, este texto foi disponibilizado como página na web Prêmio Descarbonário 2024: Conheça os vencedores


É com alegria que anunciamos os grandes vencedores do Prêmio Descarbonário 2024, uma iniciativa que reconhece e celebra as conquistas notáveis no campo do combate às mudanças climáticas. Este ano, o prêmio buscou honrar iniciativas de dentro e fora da rede de Líderes da Realidade Climática que se destacam em seus esforços para reduzir as emissões de carbono.


Vencedores do Prêmio Descarbonário 2024


Líder da Realidade Climática Destaque

Júlio Fessô é Líder Social e Climático, estudante de Ciências Socioambientais na UFMG, Fundador do Projeto de Impacto Social e Ambiental Eu Amo Minha Quebrada e cofundador do Cursinho Popular Voa, Papagaio! e fa.vela.







Núcleo Estadual Destaque

O Núcleo Rio Grande do Sul tem buscado desempenhar um papel ativo na conscientização e engajamento da comunidade local. Por meio de eventos educacionais e parcerias com outras organizações, objetivamos promover ações que visam mitigar os impactos das mudanças climáticas e promover o desenvolvimento sustentável, com foco especial no bioma pampa.




Projeto de Ação Climática

A 1ª Virada Climática BH é o início da virada de chave na nossa cidade para ações de enfrentamento à crise climática. Com a participação de coletivos e pessoas da sociedade civil, realizamos um encontro gratuito e democrático, sem precedentes no Brasil, com o objetivo de discutir a pauta e construir coletivamente as soluções para BH. A edição de 2023 foi só o começo!



Ativista Climático Jovem

Sávio Lucas Lacerda de Araújo, tenho 25 anos, sou de João Pessoa-PB, formado em Biomedicina. Sou ativista climático desde 2021 e tenho lutado pelo Ecossocialismo.








Comunicação para a Ação Climática

Eriksson Araujo produz conteúdo nas redes sociais sobre desenvolvimento sustentável, com temas como mudanças climáticas, circularidade, consumo consciente e meio ambiente. Criou a série "17 objetivos em 17 dias", abordando um ODS por dia. Essa série se tornou uma referência para estudantes no Tiktok. Também fez vídeos para a plataforma de ensino em sustentabilidade EDUCASUT, em um projeto para o quilombo Boa Esperança.



Personalidade Climática

Thaiane Maciel é Engenheira Ambiental e Atriz, criadora do Canal Novo Mundo, ong que trabalha com educação e conscientização socioambiental e climática. Country Representative do Brasil no Instituto de Relações Externas e Culturais da Alemanha (Ifa) e Diretora da One Earth One Ocean Rio. Eleita UNESCO Green Citizen e Women of the future: 50 rising stars in ESG by Financial Times.




Marcos Botelho é embaixador do Ambiente Jovem, maior programa de educação ambiental do Brasil no estado do RJ e graduando em Direito pela UnB. É diretor da Onda Solidária, desenvolvendo sua trajetória socioambiental e o ecocentro Vila dos Sonhos. Participa de palestras e encontros internacionais nos EUA, Qatar e Reino Unido representando a juventude brasileira e defendendo o direito à sustentabilidade e à educação. Organizou o I e II Fórum da Juventude Rio2030. Hoje atua na pasta de sustentabilidade do Supremo Tribunal Federal.


Organização ou Coletivo Destaque

O Instituto TJNS nasce em 2020 na pandemia de forma despretensiosa, com iniciativa de auxiliar emergencialmente famílias em vulnerabilidade. O trabalho cresce devido a várias solicitações de ajuda e se denomina como Todos Juntos Ninguém Sozinho. Atualmente atua em Petrópolis na luta por justiça climática através de ações de enfrentamento à fome, à pobreza e ao racismo ambiental. Com mulheres, jovens e crianças com projetos de advocacy, educação e letramento racial, ambiental e climático.



Parabéns a todos os premiados e finalistas por suas notáveis contribuições para enfrentar os desafios das mudanças climáticas. Se você perdeu a cerimônia ou deseja reviver esse momento inspirador, o vídeo completo está disponível em nosso canal do YouTube.



Confira o relatório com a contagem dos votos no documento abaixo:


Apresentação_Vencedores_Descarbonário 2024 (1)
.pdf
Download PDF • 6.88MB

123 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Operação COP 2024: Conheça o perfil dos selecionados.

Como parte de nossas boas práticas de acessibilidade digital, este texto foi disponibilizado como página na web: Operação COP 2024: Conheça o perfil dos selecionados. O The Climate Reality Project Bra

bottom of page