top of page
  • Foto do escritorThe Climate Reality BR

Processo seletivo aberto: The Climate Reality Project Brasil Anuncia Programa "Operação COP 2024: Jovens Embaixadores pelo Clima"

Atualizado: 13 de mar.

Como parte de nossas boas práticas de acessibilidade digital, este texto foi disponibilizado como página na web Processo seletivo aberto: The Climate Reality Project Brasil Anuncia Programa "Operação COP 2024: Jovens Embaixadores pelo Clima". As imagens têm texto alternativo.


operação cop 2024 jovens embaixadores pelo clima abertas as inscrições até 31 de março. Faça parte DE UMA formação  sobre política internacional e mudanças climáticas E CONCORRA A UMA MENTORIA EXCLUSIVA COM Ministérios Brasileiros RUMO A COP29!

Inspirados por resoluções da Assembleia Geral das Nações Unidas que incentivam a participação e profissionalização dos jovens em contextos e negociações internacionais, o The Climate Reality Project Brasil tem a satisfação de anunciar a abertura do processo seletivo para o programa "Operação COP 2024: Jovens Embaixadores pelo Clima". As inscrições ficam abertas até 31 de março de 2024


Este programa, concebido pelo The Climate Reality América Latina em 2021 e realizado no Brasil pelo The Climate Reality Project Brasil, representado pelo Centro Brasil no Clima, visa oferecer uma formação intensiva em mudanças climáticas e negociações internacionais para os jovens selecionados. O objetivo é capacitá-los para representar o governo brasileiro com elevados padrões de ética e comprometimento. Os participantes terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos em temas ambientais e diplomáticos, tornando-se líderes visionários e agentes de transformação em suas comunidades. O currículo abrange estratégias de mitigação e adaptação climática, acordos internacionais e a promoção de ações coletivas visando um futuro sustentável.


Além disso, o programa oferece uma oportunidade única de mentoria com representantes de ministérios do governo federal durante um período de três meses. Durante essa mentoria, os participantes terão a chance de vivenciar o ambiente diplomático de perto, contribuindo para o fortalecimento das relações internacionais do Brasil.


É importante ressaltar que a participação presencial na COP 29 não é garantida por este edital. No entanto, faremos o possível para viabilizar essa experiência, sujeita à disponibilidade de financiamento. A presença na COP 29 dependerá dos recursos financeiros arrecadados, com a possibilidade de os jovens serem integrados à delegação oficial brasileira para oferecer suporte essencial durante o evento. Esta participação proporcionará uma oportunidade para os jovens expressarem a posição do país em negociações climáticas e contribuírem com propostas significativas para políticas públicas.


Eventos relacionados

Dois eventos relacionados à Operação COP 2024 serão realizados. É importante ressaltar que a inscrição nesses eventos não equivale a inscrição no programa Operação COP 2024. Os eventos são abertos a todos.


  • Workshop de criação de currículo profissional no dia 12 de Março às 19 horas. Para mais informações acesse:


  • Sessão de tira-dúvidas sobre o programa no dia 19 de Março às 19 horas. Para mais informações acesse:



Requisitos de Seleção

Para participar do Programa, os jovens interessados devem atender a todos os requisitos exigidos. Os requisitos incluem capacidade de análise sobre questões técnicas e políticas relacionadas às alterações climáticas, participação ativa em suas comunidades no campo da sustentabilidade, entre outros.


Os interessados devem ser cidadãos brasileiros, ter entre 18 e 29 anos, residir no Brasil e estar matriculados em um curso de graduação ou ter concluído a graduação há no máximo um ano. É obrigatória a disponibilidade para participar das atividades do programa, incluindo a formação nacional e, caso confirmado financiamento, a participação na COP 29.

O conhecimento da língua inglesa é desejável, mas não é um requisito classificatório.


Os jovens devem atender ao seguinte perfil:

  1. Ter capacidade de análise e síntese sobre questões técnicas e políticas sobre  alterações climáticas, direitos humanos e diplomacia;

  2. Pessoa comprometida com a participação ativa em suas comunidades no campo da  sustentabilidade local e global;

  3. Ter experiência em mudanças climáticas, política externa, direitos e  questões ambientais, econômicas, sociais, juvenis e globais;

  4. Ter total comprometimento em participar ativamente de forma entusiástica e construtiva em  todas as sessões de treinamento e atividades na mentoria;

  5. Ter excelentes habilidades de expressão escrita e oral;

 

Os jovens também devem atender aos seguintes requisitos:

  1. Ser cidadão brasileiro por nascimento ou naturalização;

  2. Ter entre 18 e 29 anos desde o início da convocação por meio deste edital;

  3. Residir em território brasileiro;

  4. Estar atualmente matriculado em um curso de graduação ou ter concluído a graduação há no máximo um ano.


É obrigatório: 

  1. Disponibilidade e o compromisso de participar das aulas da formação nacional que se darão às terças-feiras das 19 horas às 22 horas, horário de Brasília.

  2. Ter disponibilidade de pelo menos 5 (cinco) horas semanais para dedicação ao programa de treinamento conforme o cronograma disponível no item 9 deste edital;

  3. Ter acesso a um dispositivo eletrônico com acesso à internet para realizar o treinamento e mentoria;

  4. Disponibilidade de, caso confirmado financiamento, participar entre os dias 11 e 24 de Novembro de forma presencial da Vigésima Nona Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.


Leia atentamente o edital


EDITAL - OPERAÇÃO COP BRASIL 2024
.pdf
Download PDF • 695KB


Faça sua inscrição no link abaixo



13.682 visualizações2 comentários

2 Comments


luiz matheus
luiz matheus
há um dia

Não consigo ver o resultado da pré seleção.

Like

paposociety
Mar 14

Para pessoas fora da faixa etária há possibilidade de acessar o conteúdo no modo ouvinte?

Like
bottom of page