top of page
  • Foto do escritorThe Climate Reality BR

Processo seletivo aberto: Operação COP - Jovens Embaixadores pelo Clima

Atualizado: 1 de ago. de 2023

Como parte de nossas boas práticas de acessibilidade digital, este texto foi disponibilizado como página na web Inscrições abertas: Operação COP, Jovens Embaixadores pelo Clima. As imagens têm texto alternativo.


As instituições The Climate Reality Project América Latina e The Climate Reality Project Brasil anunciam a abertura do processo de seleção para o programa "Operação COP, Jovens Embaixadores pelo Clima". O programa busca selecionar 3 jovens brasileiros para participar de uma formação intensiva sobre mudanças climáticas, negociações internacionais e estágio virtual em diplomacia climática no Ministério das Relações Exteriores.


A iniciativa é fundamentada em resoluções da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que incentivam a participação e profissionalização dos jovens em espaços e negociações internacionais. O programa visa desenvolver habilidades de representação do governo, ética e dignidade, além de aprofundar o conhecimento dos selecionados em questões ambientais e diplomáticas. Dessa forma, eles se tornarão agentes de mudança em suas comunidades, promovendo um futuro sustentável.


Os jovens embaixadores selecionados participarão de uma formação intensiva sobre mudanças climáticas e negociações internacionais, abordando tópicos como estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, acordos internacionais e ações coletivas. Além disso, terão a oportunidade de realizar um Estágio Profissional Virtual de 3 meses no Ministério das Relações Exteriores, vivenciando o trabalho diplomático e contribuindo para o fortalecimento das relações internacionais do Brasil.


Requisitos de Seleção:

Os jovens interessados devem atender ao seguinte perfil:

  • Capacidade de análise e síntese sobre questões técnicas e políticas relacionadas a mudanças climáticas, direitos humanos e diplomacia.

  • Compromisso com a sustentabilidade local e global, participando ativamente em suas comunidades.

  • Experiência em mudanças climáticas, política externa, direitos e questões ambientais, econômicas, sociais, juvenis e globais.

  • Total comprometimento com a participação ativa e entusiástica em todas as atividades do programa.

  • Excelentes habilidades de expressão escrita e oral.

  • Ser cidadão brasileiro por nascimento ou naturalização.

  • Ter entre 18 e 25 anos a partir de 21 de julho de 2023.

  • Residir em território brasileiro.

  • Ser universitário ou ter menos de um ano de formado.

  • Disponibilidade de pelo menos 5 horas semanais para o treinamento virtual.

  • Proficiência em inglês.

  • Acesso a ferramentas tecnológicas (computador e internet).

  • Possuir passaporte com validade superior a seis meses contados a partir da data de início da COP 28 ou, caso não possua, estar disposto a obter o passaporte.


Etapas do Processo Seletivo:

  1. Inscrição: De 21 de julho a 06 de agosto. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível em [link do formulário].

  2. Entrevista: Os 10 jovens selecionados na primeira etapa serão contatados para a segunda fase, que consiste em entrevistas com critérios como habilidades sociais, conhecimento climático e pró-atividade.

  3. Resultados: Os resultados finais serão divulgados no dia 15 de agosto de 2023, nas redes sociais das organizações parceiras e enviados por e-mail aos participantes inscritos.


Prioridade para Representatividade:

Reconhecendo a importância da equidade de gênero e representatividade étnico-racial, dar-se-á prioridade à participação de jovens mulheres, negras e indígenas, pessoas trans e outros membros da comunidade LGBTQIA+ e pessoas com deficiência.


Para mais informações, acesse o edital abaixo. Leia-o atentamente, inscrições que não seguirem o edital serão descartadas.

EDITAL - OPERAÇÃO COP BRASIL
.pdf
Download PDF • 101KB

Leia a Guia de Documentos e Critérios de Avaliação.

GUIA DE DOCUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - OPERAÇÃO COP BRASIL
.pdf
Download PDF • 86KB

Faça sua inscrição no link abaixo:


10.441 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Operação COP 2024: Conheça o perfil dos selecionados.

Como parte de nossas boas práticas de acessibilidade digital, este texto foi disponibilizado como página na web: Operação COP 2024: Conheça o perfil dos selecionados. O The Climate Reality Project Bra

bottom of page