top of page
  • Foto do escritorThe Climate Reality BR

Maratona Brasil pela Educação Climática

Atualizado: 16 de mai. de 2023




Proponha soluções para desafios de educação climática propostos por Líderes da Realidade Climática de todo Brasil.


A Maratona Brasil pela Educação Climática foi um evento online criado e organizado pelo The Climate Reality Project Brasil a ser realizado no dia 28 de abril em comemoração ao Dia da Educação. A data foi estabelecida em função do Fórum Mundial da Educação, organizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)*. O evento teve como objetivo reunir pessoas de todo o país interessadas em propor soluções para desafios relacionados à educação climática buscando promover a colaboração entre as pessoas e estimular a criatividade e o pensamento crítico em relação aos problemas climáticos.


Junte-se a nós em uma jornada única de aprendizado e ação pela educação climática! Venha participar da nossa maratona nacional e faça parte da solução para enfrentarmos juntos os desafios climáticos do Brasil e do mundo.


Conheça os desafios e as soluções


Os proponentes selecionaram as melhores soluções para os desafios. Confira as soluções abaixo. Essa também é uma oportunidade de se inspirar e buscar soluções para os desafios de sua região. Encerramos a Maratona Brasil pela Educação Climática com 10 desafios inscritos por Líderes da Realidade Climática, e mais de 532 pessoas interessadas em formar equipes e propor soluções. Um resultado que renova as esperanças em busca de um futuro mais resiliente para todos.


Região Nordeste:


Desafio Vila Arraes:

Resiliência Climática para a comunidade Vila Arraes frente às enchentes em Recife.


Desafio Secretaria de Educação da Bahia:

Educação climática no currículo escolar do estado da Bahia.


Solução 1

Criação de um programa de Educação Climática para escolas públicas da rede estadual da Bahia (Programa CimAção). Veja a proposta completa aqui.


Solução 2

Incentivar as escolas baianas a incluir em seu Projeto Político Pedagógico propostas temáticas que promovam a sustentabilidade climática saudável e abordem os impactos negativos sobre as condições climáticas. Veja a proposta completa aqui.


Região Centro-Oeste:


Desafio Sindicato dos professores da UFG:

Aumentar a conscientização dos funcionários e docentes do sindicato de professores da UFG sobre a mudança climática e a urgência de adotar medidas sustentáveis.


Solução 1

Criação no Sindicato do GT Sustentabilidade, criação do Programa de Conscientização sobre os impactos das mudanças climáticas e redução da pegada de carbono da ADUFG. Veja a proposta completa aqui.


Região Sudeste:


Desafio Escolas:

Sensibilizar os estudantes da educação básica em São Paulo sobre as mudanças climáticas e sua relação com as ações antrópicas.


Solução 1

Jogo interativo de tabuleiro, com temática de Mudanças Climáticas com Soluções e Impactos em cinco amplas áreas, sendo elas: Urbanização, Agricultura, Indústria, Justiça Social e Água. Veja a proposta completa aqui.


Desafio Horta Cores e Sabores do Capão Redondo:

Utilizando uma horta escolar como instrumento para conscientizar os alunos sobre as mudanças climáticas e sua relação com a produção de alimentos.


Solução 1

A oficina Cultivando o Clima tem como objetivo promover a educação climática com os participantes de uma maneira didática e lúdica sobre a importância da compreensão sobre mudanças climáticas para atuação local na horta comunitária. Veja a proposta completa aqui.


Solução 2

Oficina de horticultura e confecção de vasos auto irrigáveis com garrafas PET. Esta oficina tem como objetivo aproximar as pessoas da horta e do cultivo de plantas, relacionando a horta às mudanças climáticas e demonstrando o papel dela na segurança alimentar. Veja a proposta completa aqui.


Desafio Planos de aula sobre emergências climáticas:

Criar planos de aula sobre emergências climáticas, suas causas e consequências para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio.


Solução 1

Mudanças climáticas e impactos na Biodiversidade usando uma abordagem artística. Veja a proposta completa aqui.


Desafio Serra do Curral:

Mobilizar a comunidade no entorno da Serra do Curral para a importância da sua preservação na manutenção do equilíbrio climático e da qualidade das águas na região metropolitana de Belo Horizonte frente ao avanço das atividades de mineração.



Desafio Mapeamento de Iniciativas Urbanas Climáticas:

O desafio consiste em olhar ao redor e identificar iniciativas que são climáticas em contexto urbano, mas que ainda não são entendidas como tais. Veja o resultado aqui.


Região Sul:


Desafio Instituto Ekko Brasil - Projeto Lontra:

Sensibilizar e capacitar atores do sistema educacional, professores, alunos e gestores para a educação climática na região da grande Florianópolis.



Região Norte:


Desafio Parque das Tribos Indígenas:

Criar soluções educacionais que ajudem as comunidades do Parque das Tribos a se adaptarem aos efeitos das mudanças climáticas, enquanto preservam o meio ambiente e a biodiversidade da região.


Solução 1

Utilizar de atividades culturais e ações sociais para criar conscientização e engajamento da população para as questões ambientais da região. Veja a proposta completa aqui.



Mentores


Confira a nossa lista de mentores para consultorias sobre as propostas de solução. Cada mentor ou mentora podia ajudar os participantes em desafios específicos. Agradecemos imensamente a participação de cada um deles.





Live de encerramentos e Comemoração ao Dia da Educação



Além de celebrar o Dia da Educação, também encerramos a Maratona Brasil pela Educação Climática no dia 28 de abril. Contamos com a participação dos parceiros que embarcaram conosco na Maratona.


Confira nossos convidados especiais:

🌎Renata Moraes, do The Climate Reality Project Brasil

🌎Edson Grandisoli, do Escolas pelo Clima

🌎Felipe Sá, do MIUC




Parceiros:





2.793 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page