top of page
  • Foto do escritorThe Climate Reality BR

Leia e assine a Carta de Diretos Climáticos da Maré

Atualizado: 19 de abr. de 2023

Entenda e apoie a mudança na realidade climática do Complexo da Maré


A Carta Dos Direitos Climáticos da Maré, construída por moradores, instituições e lideranças do território apresenta as especificidades da urgência de debater o tema das mudanças climáticas no maior conjunto de favelas do Rio de Janeiro: O Complexo da Maré. Leia, entenda a realidade climática dessa região por quem vive lá e assine a carta para apoiar a concretização das demandas dos moradores


O Complexo da Maré é um bairro, situado na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, que reúne uma diversidade de saberes e vivências que se expande nas suas 16 favelas. A Mudança Climática escancara e intensifica as desigualdades sociais, raciais e de gênero existentes, criando abismos de extrema marginalização. De acordo com o Painel Intergovernamental de Mudança Climática, os mais vulneráveis sofreram na última década 15 vezes mais os efeitos da crise climática, e esse cenário será ainda pior na atual década que estamos vivendo.

FICHA TÉCNICA DA PUBLICAÇÃO "Carta dos Direitos Climáticos da Maré"

Grupo de Trabalho:

Brenda Vitória, Caroline Medeiros Rocha Frasson, Diana Souza, Flávia Bellaguarda, Gabrielle Alves, Isadora Gran, Joelma Sousa, Mariane Rodrigues, Vinicius Lopes, Victoria Oliveira.


Revisão:

Flávia Bellaguarda, Isadora Gran, Joelma Sousa, Renata Moraes e Sérgio Besserman


Documentário:

Douglas Lopes


Realização:

Coco Zap

Data Labe

Faveleira

Raízes da Mata

Redes da Maré

The Climate Reality Project Brasil


Apoio:

CEASM - Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré

Museu da Maré

Lona Cultural Herbert Vianna

LACLIMA - Latin American Climate Lawyers Initiative for Mobilizing Action

Consulado Geral da Irlanda


Agradecimento especial aos participantes do evento presencial e coleta de ideias para a Carta dos Direitos Climáticos em julho de 2022

Amanda Santo, Ana Carolina Martins, Breno Chagas, Claudia Pires, Cristiene Ribeiro, David Alves, David da Silva, Gabriela da Silva, Geandra Nobre, Inahra da Silva, Ivani Figueiredo, Jonatan de Castro, Juliana Machado, Levi Germano, Lorena Froz, Maria Ribeiro, Mariane Rodrigues, Mateus Granja, Naldinho, Natalia N Cavalcanti, Natália Sant 'Anna Gomes, Pãmela Carvalho, Ramon Vellasco, Raquel Teixeira, Roni Oliveira Amorim, Shyrlei Rosendo, Silas Nascimento, Tiago do Nascimento, Wellington Silva.

364 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page