top of page
  • Foto do escritorThe Climate Reality BR

Jovem ativista luta em defesa da natureza e do clima

Atualizado: 28 de out de 2020

Seja a Voz da Realidade: conheça a trajetória do ativista climática Renata Padilha


Por: Maria Franco Fernandes


Renata Padilha é uma ativista do sul do Brasil. Seu gosto por lutar em defesa da natureza e do clima e para atingir um modo de vida onde o humano e natureza possam viver de forma harmoniosa, começou quando ela estava na escola, em que pode participar de projetos de recuperação de lixões a céu aberto, de caminhadas ecológicas e de programas ambientais. Desde pequena, além de já saber a importância de tomar banhos curtos e de desligar a torneira ao escovar os dentes, também percebeu que era preciso mudar ainda mais: tornou-se minimalista, vegana e engajou-se no movimento lixo zero. Ela diz que desde sempre foi alguém muito curiosa, e que, querendo estudar e conhecer sobre tudo, constatou que para que a sociedade atingisse o equilíbrio com a natureza, era necessário que o mundo todo se unisse, a fim de travar um debate e se ajudarem. Assim, ao saber da existência das Nações Unidas, ela sabia que deveria participar também.

Atualmente, Renata estuda relações internacionais na Universidade Federal de Pelotas, e continua engajando em projetos para defender a natureza. Desde que participou pela primeira vez de um trabalho voluntário não parou, e acredita que “os anos passaram e meu ativismo foi se fortificando”. Conheceu o Fridays For Future, e fundou um de seus núcleos: o “Eco Pelo Clima em Pelotas”, onde organizou greves, tanto físicas quanto digitais. Além que, mantendo contato com os outros núcleos, conseguiu conversar com as pessoas a respeito das mudanças climáticas e o que nós podemos (e devemos) fazer a respeito. Em um nível mais local, busca cobrar dos representantes políticos que também tenham uma postura mais sustentável e que vise proteger a natureza. Como quando estava sendo planejada a construção, de uma usina de carvão perto de uma área protegida em Porto Alegre, que iria poluir a água, o solo, o ar e outros impactos ambientais, que consequentemente, afetariam a saúde da população.


Hoje, além de participar no Fridays For Future, também é membro do Núcleo dos Objetivos da ONU na região sul do Rio Grande do Sul. Em sua conta do instagram (@bahveganata) ela busca incentivar as pessoas a terem um modo de vida mais sustentável e minimalista, diminuindo o consumo de embalagens plásticas e a produção de lixo em geral, e ensinando receitas e dicas para ter uma alimentação não baseada em alimentos favoráveis ao aquecimento global. Além de favorecer um ensino a respeito das mudanças climáticas, a partir de definições, dados e documentários. Renata também orienta como realizar DIYs (Faça-você-mesmo) a partir de reciclagem, já tendo ensinado a fazer ecobag, enfeites e mais.


Ela acredita que por mais que ainda tenhamos muitas batalhas para lutar, não estamos sozinhos para cruzar esse difícil caminho. Além de que temos os meios, as tecnologias e as pessoas ao nosso favor, e que, portanto, “A mudança já chegou, cabe a nós somarmos em luta pela vida!”


Foto: Reprodução / Redes Sociais

38 visualizações1 comentário
bottom of page