top of page
  • Foto do escritorThe Climate Reality BR

Flávia Martinelli conta sua história climática e sobre a campanha da Plant for the Planet

Conheça essa nova liderança e a ação "Para de Falar. Comece a Plantar!"


Os Líderes da Realidade Climática estão em todo lugar, inclusive na Plant for the Planet, uma iniciativa de crianças e jovens que busca combater a crise climática por meio do plantio de árvores ao redor do mundo. Por isso, em dezembro convidamos Flávia Martinelli, bióloga e coordenadora da Plant for the Planet Brasil, para contar mais sobre a grande campanha “Para de Falar. Comece a Plantar!”.


Embora tenha se tornado uma Líder da Realidade Climática recentemente pelo Treinamento do Global do Climate Reality Project, o interesse pela pauta ambiental não é algo novo na vida de Flávia. Quando questionada sobre o início dessa trajetória, ela nos conta que “após trabalhar em campo por 2 anos com resgate de fauna e acompanhando o desmatamento (legalizado) de perto, quis buscar um propósito para meu tempo e meu trabalho”.


A caminhada que a trouxe ao Climate Reality Brasil começou com o voluntariado na ONG Engajamundo, onde ficou à frente do grupo de trabalho sobre mudanças climáticas, além de ter atuado como coordenadora geral por 2 anos. Desde 2019, passou atuar na coordenação da Plant for the Planet Brasil onde também trabalha com educação climática para crianças por meio da plantação de árvores.


De acordo com a Líder, a experiência como parte da rede do Climate Reality Brasil tem sido "frutificante", especialmente pela oportunidade de estar em contato com diversas pessoas interessadas na causa climática e na educação ambiental. Flávia também nos conta que treinamento deu a possibilidade de montar uma aula para alunos do curso de biologia da USP-Ribeirão Preto como palestrante convidada.


"Com a rede do Climate Reality podemos levar nossas formações mais longe, para lugares diversos do Brasil, bem como melhorar nossos cursos e formações a partir do que o curso de Realidade Climática do Al Gore oferece de informações científicas atualizadas e de qualidade."


Também conversamos sobre a campanha "Pare de Falar. Comece a Plantar!", lançada pela Plant for the Planet em 2009, que tem como desafio plantar 1 trilhão de árvores ao redor do mundo, assim como estimular a população principalmente a juventude, a ser tornarem Embaixadores da Justiça Climática.


Recentemente, a iniciativa e o aplicativo Trillion Tree Campaign chegaram ao Brasil de forma totalmente traduzida, e Flávia nos contou tudo o que precisamos saber e fazer para entrar em ação agora.


“A ideia central é divulgar conteúdos que valorizem as florestas e as árvores nativas, bem como a restauração ecológica de áreas degradadas. E adicionalmente, divulgar o aplicativo Plant for the Planet, dentro da campanha 1 trilhão de árvores, que é uma ferramenta onde qualquer pessoa pode plantar árvores sem sair de casa, por meio de doações para organizações de plantio cadastradas no aplicativo. Nossa meta é ter registradas no aplicativo 1 trilhão de árvores até 2030 e no próximo ano queremos levar nossa metodologia de formação para diferentes regiões do Brasil.” Explica.


Além disso, essa iniciativa conta com o desafio #TrillionPicsChallenge nas redes sociais, em que os participantes devem publicar uma foto com uma folha na frente da boca e uma mensagem de apoio à campanha para depois marcar os perfis da Plant for the Planet Brasil na imagem. Para saber mais sobre como participar, veja o passo a passo neste link.


Ações como essa precisam de grande apoio para que possam alcançar novos públicos que podem ajudar no objetivo de plantar 1 trilhão de árvores ao longo dos próximos 10 anos. Sobre isso, Flávia Martinelli diz que é necessário o suporte de mais organizações, influenciadores e movimentos divulgando a campanha.


A Líder ainda ressalta que, "Quanto mais pessoas engajadas na campanha, mais possibilidade de fortalecermos financeiramente organizações de plantio no Brasil e também de mais pessoas entenderem a importância da restauração na luta climática e pela conservação da biodiversidade."


Para ficar ainda mais engajado com esse trabalho, assista aos vídeos:


E que tal dar uma árvore de presente nesse Natal?


76 visualizações0 comentário
bottom of page