top of page
  • Foto do escritorThe Climate Reality BR

Coalizão Brasileira pela Educação Climática promove encontro formativo com Alfredo Pena-Vega

Como parte de nossas boas práticas de acessibilidade digital, o conteúdo do post foi disponibilizado como página na web: Coalizão Brasileira pela Educação Climática promove encontro formativo com Alfredo Pena-Vega. As imagens têm texto alternativo.


I encontro formativo da coalizão brasileira pela educação climática. Convidado especial Professor Alfredo pena-vega. dia 2 de agosto, das 17h às 18h. Transmissão ao vivo no canal @climaterealitybrasil no youtube. Na imagem, uma foto de alfredo, ele é um homem branco de cabelos escuros e lisos, usa óculos de armação preta e blusa social azul marinho.

A Coalizão Brasileira pela Educação Climática (CBEC) tem o prazer de anunciar o primeiro encontro formativo que acontecerá no dia 02 de agosto de 2023, das 17h às 18h, com a participação especial do renomado professor pesquisador Alfredo Pena-Vega. O evento ocorrerá de forma virtual no canal @ClimateRealityBrasil no Youtube e é aberto a todos os interessados em compreender e atuar diante das mudanças climáticas no Brasil.


Com o objetivo de promover a disseminação de informações sobre mudanças climáticas e incentivar ações práticas para enfrentá-las, a CBEC atualmente conta com mais de 60 membros, que incluem escolas, universidades, empresas e organizações da sociedade civil. O trabalho da Coalizão se estende por diferentes frentes, visando garantir uma educação climática de qualidade em todas as esferas da sociedade.


O encontro formativo será uma oportunidade única para ampliar os conhecimentos sobre as questões climáticas e contribuir para um futuro sustentável. O professor Alfredo Pena-Vega, autor do livro "Os sete saberes necessários à educação sobre mudanças climáticas", traz uma abordagem aprofundada sobre a paisagem cognitiva e antropológica das alterações climáticas, fundamentada nos princípios propostos por Edgar Morin em “Os sete saberes necessários à educação do futuro”.


Não perca a oportunidade de fazer parte desta jornada de conhecimento e ação rumo a um futuro sustentável para todos!


Sobre o convidado:

Alfredo Pena-Vega (PhD) é professor-pesquisador em socioecologia no Institut Anthropologie Politique (IAP)/Centro Edgar Morin/CNRS/EHESS e ensina "incerteza e seus desafios" na Ecole des Hautes Etudes en Social Sciences (EHESS), na Universidade de Nantes, Sciences Po Campus Caen e na Escola Nacional de Engenharia de Poitiers.

Atualmente é diretor científico do projeto internacional de pesquisa-ação: Global Youth Climate Pact -GYCP (rotulado pela COP27, Charman-el-Sheikh, 2022). Ele se interessa pela questão da percepção dos efeitos das mudanças climáticas e pelo engajamento de jovens em mais de 30 países. Realizou trabalhos em socioecologia sobre representações de desastres e sobre problemas socioambientais e epidemiológicos após o incidente de Chernobyl (1996-2018) nos territórios contaminados da República da Bielorrússia, Ucrânia e no Japão, Fukushima (2016-2017 ). Alfredo Pena-Vega colaborou com Edgar Morin no início dos anos 1990 em vários projetos, incluindo Sustentabilidade através da Economia Ecológica Aspectos Econômicos e Sociais do Meio Ambiente (1995-1998). Program Manager, Europe Model and Its Impact on the World, UE-China (2007-2008) Diretor Científico das European Summer Universities presididas por Edgar Morin (2001-2008). Foi membro fundador com Edgar Morin do International Research Institute for Civilization Political Research (2008-2020) e um dos fundadores da rede internacional Convivialistes, dirigida por Alain Caillé.

Tem dezenas de artigos publicados e vinte livros em várias línguas (português, chinês, espanhol, francês, inglês) incluindo os mais recentes: "O futuro de Terre-Patrie. Viajando com Edgar Morin" e "Os Sete Saberes Necessários A Educação Sobre As Mudanças Climáticas".




634 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page