Circuito de Trocas e Saberes reúne territórios, universidade e sociedade civil para transformar impactos climáticos em ação no Rio de Janeiro
- The Climate Reality BR

- 22 de mai.
- 2 min de leitura
Atualizado: há 2 dias
Evento que integra a programação da Rio Nature and Climate Week e da Semana de Ação do The Climate Reality Project acontece no dia 6 de junho na Nave do Conhecimento Engenhão, com painéis e oficinas práticas sobre direitos climáticos e soluções locais.
ATENÇÃO, NOVO LOCAL:
Nave do Conhecimento Engenhão
R. Arquias Cordeiro, 1516 - Engenho de Dentro, Rio de Janeiro - RJ, 20770-001
No dia 6 de junho de 2026, a Nave do conhecimento Engenhão recebe o Circuito de Trocas e Saberes — Direitos Climáticos no Território: do impacto à ação, encontro presencial que reunirá representantes de territórios periféricos, universidade, organizações da sociedade civil e público interessado para discutir caminhos concretos diante da crise climática.
Integrando a programação da Rio Nature and Climate Week e a Semana de Ação do The Climate Reality Project, o evento propõe um espaço de escuta, conexão e aprendizagem aplicada, colocando no centro da conversa quem já vivencia diariamente os impactos climáticos e constrói respostas nos territórios.
Ao longo do dia, os participantes acompanharão dois painéis temáticos, uma keynote e oficinas simultâneas, em uma programação pensada para transformar experiências locais em conhecimento compartilhado e mobilização prática.

Programação:
09:00–09:30 Credenciamento e chegada
09:30–10:00 Mesa de abertura (Climate Reality Brasil +UVA + convidado/a)
10:00–11:10 Painel 1 — Impactos da crise climática nos territórios periféricos (Maré | Morro da Providência | São Gonçalo | Rebio Tinguá)
11:15–12:30 Painel 2 — Energia Limpa e Acessível nas Cidades: decisões locais que tiram a implementação do papel
12:30–13:30 Brunch
13:30–14:30 Keynote
14:30–15:30 Oficinas simultâneas (1h)
15:30–16:00 Encerramento
O primeiro painel, “Impactos da crise climática nos territórios periféricos”, reunirá representantes das Cartas de Direitos Climáticos da Maré, Morro da Providência, São Gonçalo e Rebio Tinguá, trazendo relatos sobre desafios atuais, respostas em andamento e prioridades para proteger vidas, direitos e infraestrutura local.
Na sequência, o painel “Energia Limpa e Acessível nas Cidades: decisões locais que tiram a implementação do papel” abordará como escolhas municipais podem acelerar mudanças concretas em áreas como eficiência energética, iluminação pública, mobilidade e governança, conectando políticas climáticas ao cotidiano das comunidades.
A programação inclui ainda uma keynote dedicada a mostrar como dados, visualizações e leituras públicas podem fortalecer narrativas, ampliar o acesso à informação e apoiar estratégias de mobilização climática.
No período da tarde, participantes poderão escolher entre oficinas práticas sobre:
Climate TRACE (mapeamento de emissões);
Skoros (pegada de carbono);
Mural do Clima;
Clima e comunicação: enfrentando a desinformação.
Serviço
Circuito de Trocas e Saberes — Direitos Climáticos no Território: do impacto à ação
Data: 06 de junho de 2026 (sábado)
Horário: 9h às 16h
Endereço: Nave do Conhecimento Engenhão - R. Arquias Cordeiro, 1516 - Engenho de Dentro, Rio de Janeiro - RJ, 20770-001





Comentários