top of page

Cartas de Direitos Climáticos pelo Brasil: Morro da Providência e Pequena África

  • Foto do escritor: The Climate Reality BR
    The Climate Reality BR
  • 26 de ago. de 2025
  • 1 min de leitura

Atualizado: 2 de set. de 2025

O Morro da Providência a região da Pequena África, no Rio de Janeiro, acabam de lançar oficialmente sua Carta de Direitos Climáticos, um documento coletivo que reúne as principais demandas e propostas frente aos impactos da crise climática. A iniciativa integra o programa Cartas de Direitos Climáticos, do The Climate Reality Project Brasil, e foi construída com a participação ativa de moradores e coletivos locais.

grupo que participou da construção da carta

A Carta articula os desafios históricos e atuais da região, marcada por resistências e pela luta contra desigualdades socioambientais. Entre os eixos centrais estão o direito à água, ao saneamento e à gestão de resíduos, o enfrentamento da desigualdade urbana, a ampliação de áreas verdes, a valorização da agroecologia e das plantas medicinais, além da garantia de educação, lazer e saúde para as crianças. O documento também denuncia o racismo ambiental e as consequências do calor extremo, das enchentes, da poluição e da especulação imobiliária, que ameaçam o direito à permanência das comunidades em seu território ancestral.


A realização contou com a articulação de coletivos como o Rolé Rio, a Providência Agroecológica, o The Climate Reality Project Brasil e o Centro Brasil no Clima, com apoio da Associação Cultural Lanchonete<>Lanchonete e da Escola Por Vir, reforçando a importância das parcerias institucionais e comunitárias na defesa da justiça climática.


Conheça as demandas, leia a carta na íntegra

capa da carta di direitos climáticos morro da providência e pequena áfrica

 
 
 
bottom of page