top of page
  • Foto do escritorThe Climate Reality BR

Cartas de Direitos Climáticos pelo Brasil: Ilha da Caratateua

Como parte de nossas boas práticas de acessibilidade digital, este texto foi disponibilizado como página na web: Carta de Diretos Climáticos pelo Brasil: Ilha de Caratateua

grupo de pessoas que esteve no encontro de construção, eles estão ao ar livre, o chao esta coberto de galhos e ao fundo muitas árvores

Nos últimos dias 11 e 12 de novembro aconteceu o encontro de construção da Carta de Direitos Climáticos da Ilha de Caratateua, organizado pelo The Climate Reality Project Brasil em parceria com o Palmares Laboratório Ação. O evento contou com a presença de 28 moradores do território e 4 facilitadores, sendo 2 do The Climate Reality Project Brasil e 2 do Instituto Palmares. Eles debateram os impactos do clima em suas vidas e selecionaram 3 eixos temáticos para criar demandas que buscam construir um futuro melhor para a comunidade em tempos de emergência climática.


Os eixos priorizados pelos participantes foram: Saneamento Básico, Sustentabilidade e Direito à Cultura. Para cada eixo foram construídas demandas específicas de combate à crise climática e de adaptação do território que serão utilizadas em busca de soluções. A carta já está disponível para leitura e todos são convidados a somar para tornar as demandas do documento uma realidade.

bandeira que diz "ilha de direitos soluções comunitárias por saneamento"

“Caratateua é terra firme e fértil, berço de cultura viva.” - Maré Cheia


A Ilha de Caratateua, popularmente conhecida como ilha de outeiro, está localizada a aproximadamente 35 km do centro de Belém, sendo a ilha mais próxima da capital ligada ao continente pela Ponte Governador Enéas Martins Pinheiro. Possui um pouco mais de 63.353 habitantes e 14.266 domicílios, segundo o relatório de gestão de 2009 da administração regional de outeiro. Pessoas que, em sua maioria, moram ali, no entanto, trabalham em Belém ou no distrito vizinho, chamado Icoaraci (BITENCOURT, 2016).


Conheça as demandas da Ilha de Caratateua, leia a carta na íntegra!

Carta de Direitos Climáticos Ilha de Caratateua
.pdf
Download PDF • 12.74MB

E se deseja entender mais sobre a metodologia de criação de Cartas de Direitos Climáticos, e até aplicá-la em seu território, é só clicar no botão abaixo.



40 visualizações0 comentário
bottom of page