top of page
  • Foto do escritorThe Climate Reality BR

Cartas de Direitos Climáticos pelo Brasil: Distrito de Palmas, município de Bagé/RS

Atualizado: 12 de abr.

Como parte de nossas boas práticas de acessibilidade digital, este texto foi disponibilizado como página na web: Cartas de Direitos Climáticos pelo Brasil: Distrito de Palmas, município de Bagé/RS.


O distrito de Palmas inaugura o roteiro que busca fazer uma Carta de Direitos Climáticos em cada bioma brasileiro.

O grupo que colaborou na construção da carta posa para foto em ambiente aberto, e dia. Ao fundo, arvores e o chão e de terra batida. Grupo de cerca de 40 pessoas.
Créditos Julia Caon Froeder

No final do mês de setembro as equipes de Educação e Justiça Climática do Climate Reality Project Brasil foram até a região do Distrito de Palmas, município de Bagé/RS para, junto com moradores do território e em parceria com a Associação para Grandeza e União de Palmas (AGrUPa), facilitar o processo de construção da Carta de Direitos Climáticos da região. Assim inauguramos um roteiro que visa a construção de Cartas de Direitos Climáticos de um território em cada um dos biomas brasileiros.

Começamos com o Bioma Pampa que passa por questões que envolvem a perda da biodiversidade provocada pelo acelerado processo de desmatamento na região, assim como, a pressão antrópica no cultivo e produtividade. A construção da carta de direitos climáticos tem o propósito de contribuir para o entendimento da dinâmica de uso da terra, bem como compreender onde a sociedade se conecta com o desenvolvimento econômico.


O Distrito de Palmas é um território marcado pela pecuária familiar propondo uma forma ecológica de criação de animais que preserva e valoriza o bioma mas que enfrenta desafios quanto ao direito da juventude de permanecer no território e o enfrentamento à chegada de mineradoras no local. Há necessidade de valorização das potencialidades locais a partir do entendimento dos recursos naturais, assim como da cultura presente na região.

No evento, 47 moradores do local, incluindo jovens e adultos, se reuniram para discutir como as mudanças no clima afetam suas vidas. Eles identificaram 4 áreas principais de interesse para desenvolver propostas que visam construir um futuro mais sustentável para a comunidade diante dos desafios climáticos. Os quatro temas escolhidos foram: Saúde, Educação, Direito à Terra e Bem-Estar Animal. Para cada um desses temas, foram elaboradas propostas específicas para enfrentar as questões climáticas e buscar medidas de adaptação para a região. Nos próximos meses, uma Carta será lançada e estará disponível para que outras pessoas de áreas vizinhas possam se unir a essa iniciativa.


Conheça as demandas do Distrito de Palmas, leia a carta na íntegra!

Carta de Direitos Climáticos Palmas
.pdf
Fazer download de PDF • 8.50MB


E se deseja conhecer mais sobre a metodologia de criação de Cartas de Direitos Climáticos, e até aplicá-la em seu território, é só clicar no botão abaixo.






80 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page