top of page
  • Foto do escritorThe Climate Reality BR

Cartas de Direitos Climáticos pelo Brasil: Complexo da Maré

Como parte de nossas boas práticas de acessibilidade digital, este texto foi disponibilizado como página na web: Cartas de Direitos Climáticos pelo Brasil: Complexo da Maré


grupo do encontro de construção da carta de diretos climáticos da maré

Em junho 2022 aconteceu o encontro de construção da Carta de Direitos Climáticos da Maré, organizado pelo The Climate Reality Project Brasil em parceria com as organizações Cocô Zap, Data Labe, Faveleira, Raízes da Mata Maré e Redes da Maré . O evento contou com a presença de 29 moradores do território e facilitadores. Eles debateram os impactos do clima em suas vidas e selecionaram 4 eixos temáticos para criar demandas que buscam construir um futuro melhor para a comunidade em tempos de emergência climática.


Os eixos priorizados pelos participantes foram: Saneamento, Segurança Alimentar, Urbanização e Gênero e Raça. A carta já está disponível para leitura e todos são convidados a somar para tornar as demandas do documento uma realidade.


“Isso [as mudanças climáticas] parece ser algo distante do nosso território, mas é aqui no Complexo da Maré no Rio de Janeiro que sentimos na pele os efeitos, assim como tantos outros lugares de vulnerabilidades do Brasil." - Carta de Direitos Climáticos da Maré


A Maré é um complexo de favelas localizadas na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, sendo elas: Morro do Timbau, Baixa do Sapateiro, Marcílio Dias, Parque Maré, Parque Rubens Vaz, Parque Roquete Pinto, Parque União, Nova Holanda, Praia de Ramos, Conjunto Esperança, Vila do João, Vila dos Pinheiros, Conjunto Pinheiros, Conjunto Bento Ribeiro Dantas, Nova Maré e Salsa e Merengue.


Conheça as demandas do Complexo da Maré, leia a carta na íntegra!

capa carta de direitos climáticos da maré

Carta dos Direitos Climáticos da Maré (1)
.pdf
Fazer download de PDF • 6.15MB

E se deseja entender mais sobre a metodologia de criação de Cartas de Direitos Climáticos, e até aplicá-la em seu território, é só clicar no botão abaixo.



29 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page