• The Climate Reality BR

Aconteceu no Climate BR: Quebrando o Clima

Organizadores contam a experiência de criar o evento


No dia 19 de agosto tivemos a oportunidade de discutir educação ambiental e climática com alunos do ensino médio. Com o conhecimento adquirido no treinamento global com Al Gore, reunimos incríveis painelistas para discutir ações climáticas para além da sala de aula.



Nesse encontro, conhecemos Giovanna Carvalho, que estuda Engenharia Ambiental, atuando com Planejamento Urbano e Saneamento, ela nos contou sobre a relação entre o consumo de carne e as mudanças climáticas, explicando em detalhes a pegada hídrica da agropecuária. Posteriormente, encontramos Igor Vieira, que é Engenheiro Ambiental, pesquisador em Qualidade da Água e Recursos Hídricos com especialização em Oceanografia (UFPE) e Mestre em Engenharia Ambiental (UFRPE), ele se aprofundou na questão da gestão da água. e como a água é um tópico deixado para trás nas discussões ambientais.

Terceiro, conhecemos Samela Sateré-Mawé, estudante de Biologia, ativista e artesã, integrante da Associação de Mulheres Indígenas Sateré-Mawé e do Movimento de Estudantes Indígenas do Amazonas, que explicou como o desmatamento de terras indígenas impacta os povos indígenas, os quais possuem uma forte ligação com a natureza, além disso, nos contou como a sociedade divide os indígenas em "eles" e "nós". Por fim, mas não menos importante, tivemos Thaynara Furtado, Química especialista em Energias Renováveis, trabalhando na mesma área com foco na geração solar centralizada, ela também é membro da Comunidade Global Shapers e ambientalista engajada na causa há 2 anos, que nos contou sua jornada através do campo de energia e do incrível potencial que temos para a transição para uma sociedade de baixo carbono.


Em termos de organização, procuramos ao máximo envolver alunos do ensino médio que tiveram pouco ou nenhum contato com a educação climática. Ao longo de nossas discussões durante o treinamento, percebemos que a maioria de nós tinha um grande conhecimento da ciência por trás das mudanças climáticas, mas nossas escolas não nos ensinaram muito sobre qual é o nosso papel nessa "corrida" e como podemos agir para mudar a situação. Por isso, o principal objetivo do evento foi convidar jovens estudantes a se engajarem em uma causa tão importante, para todos nós e para o nosso futuro.


*Evento organizado pelos Líderes da Realidade Climática: Ariel Sepúlveda, Armando da Silva, Gabriela Pedroso, Lorrayne Isidoro, Alice Regnier e Ana Corrêa.

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo