Precisamos

Queimadas

O combo desmatamento-queimada hoje é o principal responsável pelas emissões de gases de efeito estufa do Brasil. Além de reduzir a capacidade das florestas em armazenar o carbono, as queimas são responsáveis por liberar uma grande quantidade de CO2, o principal gás do efeito estufa, na atmosfera.
Quanto mais gases estufa na atmosfera, piores são as mudanças climáticas e mais intensos e frequentes serão os eventos extremos, como as secas – que, por sua vez, alimentam mais fogo, num círculo vicioso e extremamente perigoso para todas as espécies.

Seca

Secas resultam da falta de precipitação e temperaturas elevadas. Períodos de tempo excepcionalmente secos e quentes têm graves implicações sociais, econômicas e ambientais em todo o mundo; e os estudos sobre o clima apontam que, com o aquecimento global, a gravidade e a frequência das secas vai apenas aumentar.

Atualmente, a seca é considerada o mais devastador estresse ambiental, diminuindo a produtividade agrícola mais do que qualquer outro fator.

 

Ondas de Calor

A mudança climática antropogênica aumenta de forma inequívoca as temperaturas globais e também a frequência e a severidade das ondas de calor. 

Esses eventos climáticos afetam gravemente a saúde e a fisiologia humana.

O excesso de calor pode causar problemas que vão da desidratação, insolação e enjoo momentâneo a acidentes cardiovasculares e tromboses. Idosos, crianças e doentes crônicos são especialmente vulneráveis.

Aumento do Nível do Mar

A duas calotas polares do planeta (na Antártica  e Groenlândia), perderam em média, por ano, de 430 bilhões de toneladas de seu volume, o que resulta na principal fonte de aumento do nível do mar. Se a temperatura subir +2°C, o nível aumentará mais 43 centímetros até 2100.

Derretimento das Geleiras

As geleiras estão derretendo, e mais de 2 bilhões de pessoas dependem dessas fontes parece ter acesso a água doce. Por serem pequenas em comparação com as calotas polares, as geleiras se tornam especialmente vulneráveis ao aumento da temperatura e já perderam 279 bilhões de toneladas de gelo (equivalente a 67 trilhões de galões de água) de 2002 a 2017. 

Emissão de Gases

de Efeito Estufa

O aumento da emissãp de gases de efeito estufa é devido, principalmente, a queima de combustíveis fósseis (indústrias, usinas termoelétricas, automóveis)

O progressivo aumento na concentração dos gases de efeito estufa na atmosfera faz com que sua capacidade de reter calor aumente também, resultando no aquecimento global. Um pequeno incremento na temperatura média global tem consequências dramáticas para o clima do nosso planeta, aumentando dramaticamente a quantidade de enchentes, secas, ondas de calor, tempestades e outros fenômenos que afetam a nossa economia, nosso bolso, e nosso modo de vida.

Faça do Hub um Hobby

Os Líderes da Realidade Climática têm um benefício especial: O Reality Hub — Hub da Realidade!

Com o Hub você acessa as últimas notícias do Climate Reality Project, se conecta com Líderes Climáticos com o mesmo interesse que você, posta seus atos de liderança e acessa um monte de recursos úteis para suas ações climáticas. 

Quer saber mais sobre o

The Climate Reality Project Brasil?

Como você pode nos ajudar?

© 2020 by The Climate Reality Project Brazil. Proudly created with Wix.comTerms of Use  |   Privacy Policy