Seminário Pré-COP30: A Crise do Multilateralismo e a Emergência Climática
- The Climate Reality BR

- 17 de out.
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de out.

No dia 3 de novembro, das 14h às 18h, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro recebe o Seminário Pré-COP30: A Crise do Multilateralismo e a Emergência Climática, no Auditório Jaime Antunes (sala 9048F), campus Maracanã. O evento é uma iniciativa do Climate Reality Project Brasil, em parceria com o Observatório Interdisciplinar das Mudanças Climáticas e o Centro Brasil no Clima, com apoio do Labmundo, da Cátedra Jean Monnet na UERJ, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ) e do Departamento de Relações Internacionais (DRI-UERJ).
O seminário propõe um debate aprofundado sobre os desafios da governança climática global em um contexto de crise ambiental, geopolítica e institucional. O objetivo é promover uma reflexão sobre o futuro do multilateralismo climático e as perspectivas para a COP30, que será realizada em Belém (PA) em 2025.
A abertura contará com Thalison Corrêa (The Climate Reality Project Brasil), Guilherme Syrkis (Centor Brasil no Clima, The Climate Reality Project Brasil) e Ana Paula Tostes (OIMC/UERJ), que introduzem o debate sobre os rumos da cooperação internacional frente à emergência climática.
O evento será dividido em dois painéis temáticos:
Painel 1 – 30 anos de COP em um mundo em transformação: Desafios e Oportunidades
O painel revisita as três décadas de negociações climáticas desde a ECO-92, refletindo sobre o legado das COPs, as mudanças na governança global e as expectativas para a COP30 em Belém. Com Maria Beatriz Peixoto Mello (BRICS Policy Center), Julia Nardi de Araujo (Hotta Advocacia) e Rubens de Siqueira Duarte (ECEME, LABMUNDO/UERJ). Com mediação de Luan Werneck (The Climate Reality Project Brasil. OIMC/UERJ).
Painel 2 – Reforma da COP: Novas Estruturas para um Novo Multilateralismo
Com Pablo Saturnino Braga (OIMC, DRI, Labmundo), Laryssa Nunes (Instituto Decodifica) e Nycolas Candido (CIPÓ, IRI/PUC-RIO, IRID/UFRJ), o painel aborda a necessidade de reformar as estruturas institucionais que sustentam as negociações climáticas, discutindo o papel da ONU, o impacto dos atores corporativos e o papel do Brasil na diplomacia climática. Mediação por Felipe Sá (UNESP, UNICAMP e PUC-SP).
O Seminário Pré-COP30 busca contribuir para o fortalecimento do debate acadêmico e político sobre as transformações necessárias no sistema internacional para enfrentar, de forma justa e eficaz, a crise climática e os desafios do século XXI.
SERVIÇO
Atividade com emissão de certificado de participação.
Data: 3 de novembro
Horário: 14h às 18h
Local: UERJ Maracanã - Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã, Rio de Janeiro - Auditório Jaime Antunes (sala 9048F)
Organização: The Climate Reality Project Brasil, OIMC e Centro Brasil no Clima
Apoio: Labmundo, Cátedra Jean Monnet (UERJ), IESP (UERJ), DRI (UERJ)




Comentários