top of page
  • Foto do escritorThe Climate Reality BR

#RebobinandoOutubro: Tudo que rolou com o Climate Br e os Líderes da Realidade Climática neste mês

Como parte de nossas boas práticas de acessibilidade digital, este texto foi disponibilizado como página na web: Tudo que rolou com o Climate Br e os Líderes da Realidade Climática neste mês

No último dia 07, a Aldeia Mãe Terra, localizada no Território Indígena Cachoeirinha, no Mato Grosso do Sul, elaborou sua Carta dos Direitos Climáticos. O encontro, resultado da colaboração entre o The Climate Reality Project Brasil e a Associação Mãos Unidas e com o apoio da SOS Pantanal, contou com a participação ativa de 47 moradores, incluindo jovens e adultos. Durante o evento, foram discutidos os impactos das mudanças climáticas em suas vidas, e a comunidade identificou três áreas prioritárias para criar demandas visando melhorar o futuro diante da atual crise climática. Leia o relato completo do encontro clicando no botão abaixo.


printe de uma sala do zoom com os participantes da ultima aula do curso

O curso sobre Diplomacia e Mudanças Climáticas, realizado ao longo dos meses de setembro e outubro, chegou ao seu término. Tivemos a participação de mais de 500 inscritos e gostaríamos de expressar nossa gratidão a cada pessoa que esteve conosco nos últimos dois meses. As aulas abertas do curso estão agora disponíveis na playlist acessível através do botão abaixo. Para aqueles que se inscreveram, por favor, não se esqueçam de preencher a avaliação final e garantir seu certificado!


grupo em uma sala, os quatros palestrantes a frente

Carmynie Xavier, nossa Consultora de Advocacy, fez uma participação nas mesas "Políticas públicas para a transição energética justa" e "Caminhos para a Adaptação Climática: Governança Federativa, Transição Justa e Desenvolvimento Sustentável" da Conferência Brasileira de Mudança do Clima.

A CBMC também contou com a participação de Julia Caon, Coordenadora de Campanhas Internacionais da filial brasileira do Climate, na mesa "Energia eólica – Como pode ser boa para as pessoas, além de ser boa para o clima?"

E para finalizar, os Líderes da Realidade Climática Kaleb Melo e Mayris Nascimento somaram forças com a mesa "Minimização das mudanças climáticas: a importância da preservação dos manguezais e da gestão de árvores e o impacto no microclima".

Saiba mais sobre a CBMC em www.climabrasil.org.br


grupo de seta pessoas em uma sala de aula, eles estão sorrindo e se abraçam. ao fundo um quadro branco, uma porta de madeira e um crucifixo entre dois quadros pendurados na parede.

Renata Moraes, Gerente da filial brasileira do The Climate Reality Project, participou do Festival Internacional da Cooperação - FICOO com a roda de ConversAção trazendo o projeto das Jornadas pelo Clima, e oferecendo a dinâmica colaborativa e criativa Mural do Clima.

Maria Paula sentada a uma mesa, ao fundo o banner que diz Desafio da Regeneração

A Líder da Realidade Climática Maria Paula Fidalgo também participou do evento compondo a mesa "Cultura de Paz e Saúde Integral na Educação".


Carmynie compondo a mesa ao lado de mais dois convidados, ao fundo o banner do evento II Conferencia Oceânica do Brasil

Nos dias 06 e 07 de setembro, Carmynie Xavier participou da II Conferência Oceânica do Brasil, realizada na UNEB, em Salvador, Bahia. Durante a mesa sobre "Impactos dos Eventos Climáticos - Eventos Extremos", foram discutidos dados atualizados do IPCC relacionados às mudanças climáticas e oceanos, enfocando a participação dos governos subnacionais na redistribuição de recursos, riscos e conflitos territoriais, medidas de proteção e bem-estar. Além disso, estratégias de justiça climática, vulnerabilidades de grupos costeiros e capacidades ecossistêmicas foram abordadas. O debate contou também com a participação de David Aguiar, Diretor Geral do IFRJ Campus Arraial do Cabo, e da professora Irene Martins do CIIMAR, da Universidade do Porto. Um relatório com ações colaborativas será elaborado com base nos encaminhamentos do evento, sob a mediação de William Freitas, coordenador da Redemar.



O The Climate Reality Project Brasil teve uma destacada participação no CONEA - I Congresso de Educação Ambiental: Vozes do Estado da Bahia, representado por Renata Moraes, gerente da filial brasileira. Renata foi convidada para ministrar a palestra de abertura do evento, onde apresentou uma versão expandida do "Verdade em 10", ferramenta de conscientização sobre as mudanças climáticas desenvolvida por Al Gore. No terceiro dia do congresso, ela também conduziu a palestra "Tecendo Narrativas: A Pedagogia Griô como Instrumento de Educação Ambiental". De acordo com Renata, A pedagogia griô tem sido utilizada em várias atividades da filial Brasil desde o início deste ano. "Com a Pedagogia Griô pude acessar memórias e saberes que me permitiram adicionar a tradição oral, os saberes dos povos originários e sistematizar algumas atividades que hoje fazem parte de nossas metodologias para sensibilizar as pessoas, para falar sobre a crise climática e para ser a base da criação de cartas de direitos climáticos em territórios que já vivem resultados da emergência climática. [...] O que tenho percebido e experenciado é que as atividades criadas com base na Pedagogia Griô encurtam distâncias, geram confiança, dão voz aos que normalmente ficam calados, intensificam os canais de percepção da realidade, firmando o diálogo e permitindo a troca e o próprio processo de ensino. "

Conheça mais sobre o assunto em pedagogiagrio.com


Graça, mulher branca, cabelos loires curtos, abraça o deputado Camilo, homem, branco, cabelos grisalhos. Ambos seguram o documento impresso da proposta de lei.
Imagem retirada do perfil de Graça no Instagram, @carlosmariadagraca

A Líder da Realidade Climática Maria da Graça Carlos fez a entrega do texto do PL893/2023 ao ministro da Educação Camilo Santana. O PL 893/23 propõe incluir a Educação Climática no Programa de Ensino das Escolas Estaduais do Ceará e tramita na Alece desde 30 de agosto.

O grupo de lideres estao ao lado do deputado, eles seguram o banner do núcleo estadual ceara
Imagem retirada do perfil do deputado no Instagram, @romeualdiguerioficial

E no último dia 31, as Lideres da Realidade Climática Maria da Graça Carlo, Vitória Paz Lima e Renata Monteiro, do Núcleo Estadual Ceará, visitaram o deputado Romeu Aldigueri e solicitaram apoio para o PL 893/23.


Na mídia

Encontro Formula Carta dos Direitos Climáticos de Palmas


O desastre da extinção de mamíferos e plantas da Caatinga pelas mudanças climáticas até 2100, pelo Líder da Realidade Climática Gibran Oliveira

76 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page