top of page
  • Foto do escritorThe Climate Reality BR

#RebobinandoNovembro: Tudo que rolou com o Climate Br e os Líderes da Realidade Climática neste mês

Atualizado: 11 de dez. de 2023

Como parte de nossas boas práticas de acessibilidade digital, este texto foi disponibilizado como página na web: #RebobinandoNovembro: Tudo que rolou com o Climate Br e os Líderes da Realidade Climática neste mês.



Com satisfação, anunciamos que as Cartas de Direitos Climáticos da Ilha de Caratateua, Distrito de Palmas e Aldeia Mãe Terra estão disponíveis para leitura. Essas cartas foram elaboradas em colaboração com as comunidades locais, e mais duas serão lançadas no próximo ano. Com isso, teremos uma carta de direitos climáticos para cada bioma brasileiro. Aos que desejam contribuir com as demandas expostas nas cartas, fica nosso convite para entrar em contato pelo formulário disponível ao fim de cada carta.



Você pode conferir o evento de lançamento nacional da Carta de Direitos Climáticos da Aldeia Mãe Terra no link abaixo.




Saiba como foi o encontro de construção da Carta de Direitos Climáticos da Ilha de Caratateua, território que representa o bioma Amazônia.




Além disso, durante a COP28, tivemos o privilégio de entregar a Carta da Aldeia Mãe Terra para a Ministra do Meio Ambiente e Mudanças do Clima, Marina Silva; Ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara e outras personalidades como a Ministra da Saúde, Dra. Nisia Trindade; Gustavo Figueiroa, do SOS Pantanal; Joenia Wapichana, Presidente da Funai; e Jaime Verruck, Secretário do estado do Mato Grosso do Sul.





Os Jovens Embaixadores pelo Clima, representando o projeto Operação COP, têm sido ativos na COP 28, acompanhando as negociações climáticas e participando de encontros com importantes figuras como o Presidente Lula, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, e a CEO e presidente do The Climate Reality Project, Phyllis Cuttino.


Phyllis Cuttino e o ex-vice-presidente dos EUA e Nobel da Paz, Al Gore, estiveram presentes no Encontro de Líderes na COP 28, juntamente com Guilherme Sykis, Diretor Executivo do Centro Brasil no Clima, representante do The Climate Reality Project no Brasil.


Recentemente, Helena Branco, representando o projeto Operação COP, participou da mesa “CBMC oferece: de Natal a Dubai”, na Conferência Ethos em São Paulo.


Renata Moraes, gerente do The Climate Reality Project Brasil, participou da 12ª edição do Enarc, o Encontro Nacional de Românticos Conspiradores, oevento que promove a troca de experiências e reflexões sobre a transformação da realidade das escolas públicas brasileiras.

A presença de Renata Moraes também foi marcante na 2ª Conferência Latino-Americana de Saúde e Educação Ambiental: Rio + Ambiental, compartilhando a mesa "Educação Ambiental, Climática e em Saúde nas escolas", na companhia de Camila Pontual (Climate Hub - Universidade de Columbia), Maria Paula (SME Mendes/RJ), Marcia Costa (Educação Ambiental itinerante) e Margarete Afonso (IOC/Fiocruz).


Isadora Gran, nossa coordenadora de Justiça Climática, participou do “Encontro de construção da publicação Cenários Futuros para Energia no Brasil”, organizado pelo GT de Energia do Observatório do Clima.



Na mídia






Mais artigos com a participação de Flávia:




25 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page