top of page
  • Foto do escritorThe Climate Reality BR

#RebobinandoJunho: Tudo que rolou com o Climate Br neste mês

Como parte de nossas boas práticas de acessibilidade digital, este texto foi disponibilizado como página na web: #RebobinandoJunho: Tudo que rolou com o Climate Br neste mês. As imagens possuem texto alternativo.

7 pessoas em uma sala estão sorrindo para a foto.

A equipe de Educação Climática do Climate Reality Project Brasil foi à Brasília para a Audiência Pública “A importância da educação climática no Brasil no contexto de crise climática no mundo”, na Câmara dos Deputados. Lá aconteceu o lançamento da CBEC - Coalizão Brasileira pela Educação Climática, que já conta com mais de 50 organizações! Veja mais detalhes no link.

Ainda em Brasília, nós tivemos encontros para falar de Justiça e Educação Climática com a Diretoria de Justiça Climática do Ministério dos Povos Indígenas, Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e com representantes do Ministério das Relações Exteriores.


sala de audiências da alesp, nela um grupo de 7 pessoas está sentada na mesa principal, com microfones a sua frente, ao fundo uma parede azul escrito alesp em branco






Nossa Coordenadora de Justiça Climática, Isadora Gran, participou da mesa “Justiça Climática sob diversos olhares”, na ALESP - Assembléia Legislativa de São Paulo.


sérgio, homem branco, usando camisa social azul e blazer cinza, está ao lado de brenda, mulher negra, usando blusa vermelha e calça amarela.

Como parte da Conferência Brasileira de Mudanças do Clima, realizada pelo Instituto Ethos do qual somos parceiros, nosso Coordenador Estratégico, Sergio Besserman, e a Líder da Realidade Climática, Brenda Vitória, nos representaram nos painéis “Governança Global do Clima - responsabilidades e deveres dos atores sociais” e "Eventos climáticos extremos e justiça socioambiental"


No início do mês, o Grupo de Trabalho Juventudes pela Realidade Climática marcou presença no Fórum de Juventudes RIO2030. Nosso Analista de Projetos Júnior, Luan Werneck, a Líder da Realidade Climática, Thaiane Maciel, do @canalnovomundo, e a superintendente de sustentabilidade da SEAS-RJ Irlaine Alvarenga, formaram o painel Educação Ambiental e Mobilização. A mediação ficou por conta da gestora ambiental Natani Oliveira.

grupo de 8 jovens, em ambiente interno, sorriem. atras deles um painel onde lê-se "não existe planeta b""

Giro dos Líderes: Ações promovidas pelos Líderes da Realidade Climática

na sala de audiências da camara de goias temos um jovem sentado na mesa com um microfone a sua frente. ele é branco e tem cabelos longos e cacheados, castanho calro. sua imagem está projetada no telão ao lado dele, no fundo da sala.

O Núcleo Estadual Centro-Oeste participou de uma Audiência Pública sobre Educação Climática na Assembleia Legislativa de Goiás. Na ocasião, eles discutiram as alterações no Projeto de Lei de Educação Climática nas Escolas, proposto pelo Núcleo Estadual Centro-Oeste e de elaboração do Climate Reality Project Brasil. Siga o Núcleo no Instagram em @crp.centrooeste para acompanhar.


Inclusive, o pessoal do Centro-oeste está mandando muito bem! O núcleo também foi finalista do Prêmio Goiás Sustentável. Parabéns a todos os membros pelo trabalho incrível que vocês estão fazendo!

mulher branca segura um certificado escrito premio goias sustentável, ao seu lado o troféu do premio, uma árvore feita de linha e tecidos.

grupos de crianças está brincando com um jogo que está em cima da mesa diante delas.

O Núcleo Estadual Rio Grande do Norte promoveu oficina de educação climática no evento do Dia Mundial do Meio Ambiente em escolas da região. A Educação Climática é um dos eixos de atuação da nossa filial e ficamos muito felizes em ver o engajamento com o tema.


grupo de 14 pessoas, eles estão ao ar livre e atras deles várias árvores. o grupo segura banners.

O Núcleo Estadual Santa Catarina promoveu uma ação de conexão com a natureza, com direito a yoga, plantio de mudas e uma roda de conversa sobre a importância da floresta. É da região e quer participar dos eventos do Núcleo? É só seguir o pessoal no Instagram em @crp.santacatarina que você fica sabendo de tudo em primeira mão!


Além disso, eles também estão fazendo ações de advocacy! O Núcleo Estadual Santa Catarina teve um encontro com o presidente da Comissão do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

grupo de quatros pessoas, espaço interno, eles sorriem. da esquerda para a direita, homem branco, cabelos grisalhos e casaco azul, mulher branca, cabelos loiros, usa óculos e camisa branca, homem branco, cabelos e barba castanhos, usa cardigã cinza, por fim, mulher branca, cabelos castanhos, usa casaco vermelho POR CIMA De uma blusa social amarela.

felipe, um homem, branco, cabelos cacheados, está de calça clara e blusa azul, usa óculos. Eles está de pé e atras dele tem uma apresentação sendo projetada no quadro da parede.

No mês passado aconteceu o lançamento do MIUC - Mapeamento de Iniciativas Urbanas Climáticas, coordenado pelo Líder da Realidade Climática Felipe Sá. O MIUC busca reunir e divulgar iniciativas urbanas climáticas no Brasil para que tenham cada vez mais impacto e sejam reconhecidas como parte importante da construção de comunidades adaptadas e resilientes aos efeitos das alterações no clima. Eles estão no Instagram em @rede.miuc. Conheça melhor o projeto no site redemiuc.org. O MIUC também foi proponente de um dos desafios da Maratona Brasil pela Educação Climática, veja os resultados no link.


No último mês o Núcleo Estadual Bahia teve seu primeiro encontro presencial. 💚

Grupo com 5 pessoas segura uma faixa que diz "lideres da realidade climática bahia" justiça climática é justiça social"

Vai dizer que você não ficou inspirado a #AgirPeloClima depois de ver tantas atividades legais? Sempre bom ressaltar que temos muito orgulho da nossa rede de lideranças! 💚








108 visualizações1 comentário
bottom of page