top of page
  • Foto do escritorThe Climate Reality BR

#Rebobinando: Tudo que rolou com o Climate Br e os Líderes da Realidade Climática em maio

Como parte de nossas boas práticas de acessibilidade digital, este texto foi disponibilizado como página na web: #Rebobinando: Tudo que rolou com o Climate Br e os Líderes da Realidade Climática em maio.


consultores climate e cbc em uma sala, ao fundo um projetor com a imagem de uam sala do zoom com os participantes que não puderam estar presencialmente.

Em maio, tivemos uma integração presencial da equipe do Centro Brasil no Clima / The Climate Reality Project Brasil! Foi uma incrível oportunidade de reunir a equipe que está espalhada por várias regiões do país. Nós adoramos esses momentos de integração. Para quem ainda não sabe, o Centro Brasil no Clima é nosso representante no Brasil, e o The Climate Reality Project Brasil é um de seus projetos. Conheça os demais projetos do CBC visitando o link abaixo.


isadora ao centro de uma sala de aula de pé, ao seu redor, os alunos sentados em carteiras.

No dia 20 de maio, ocorreu o aulão "Mudanças Climáticas" para as turmas do Prep ensino médio e 6° ano, conduzido por Isadora Gran, nossa Coordenadora de Justiça Climática, com o apoio de Gabrielle Alves. As educadoras discutiram os impactos da crise climática e a importância da "Carta de Direitos Climáticos da Maré". Os alunos participaram do jogo "Trilha de Direitos Climáticos" e criaram um mural sobre o meio ambiente. Siga o projeto Curso Preparatório do CEASM:



participantes do lançamento da carta, dois deles egurando exemplares da cartya de direitos climaticos do morro do papagaio

Os moradores do Morro do Papagaio, em Belo Horizonte, lançaram a “Carta de Direitos Climáticos do Morro do Papagaio” na sede do movimento Eu Amo Minha Quebrada. O documento aborda desafios como descarte irregular de lixo, saneamento básico inadequado e racismo ambiental. Iniciado em 2023, o projeto visa transformar jovens em líderes climáticos e é apoiado por várias organizações, incluindo Eu Amo Minha Quebrada e Global Shapers Belo Horizonte. Leia a carta completa no botão abaixo.



uma video chamada em um notebook. na sala estão os participantes do programa operação cop

Maria Gabriella R. de Souza, Guilherme Lima, Helena Branco e Rayane Xipaya, alumni da Operação COP 2023, ministraram aulas para o Programa Lab Jovens, em parceria com a embaixada francesa. As oficinas abordaram adaptação, transição justa, perdas e danos, gênero, e a linguagem das COPs, com atividades interativas e uma mini simulação de Diálogo da Sociedade Civil com o Itamaraty. Além disso, Luan Werneck e Maria Gabriella de Souza aplicaram a Simulação Global do Clima.


sala de aula. os alunos estão sentados em suas cadeiras enquanto observam os convidados falando.

Luan Werneck, Gerente Júnior do programa Operação COP, participou da "Mini COP" organizada pela professora Drika Bergiante na Escola Municipal Friedenreich. O evento também contou com a participação da professora Irene Rizzini, da PUC-Rio.


grupo que participou do encontro da laclima

Também participamos do encontro organizado pelo LACLIMA, em São Paulo, reunindo jovens de diversas organizações brasileiras com membros dos The Elders. Estiveram presentes Mary Robinson (ex-presidente da Irlanda), Gro Brundtland (ex-primeira ministra da Noruega), Juan Manuel Santos (ex-presidente da Colômbia) e Denis Mukwege (ex-presidente da RDC). Durante o encontro, os jovens foram divididos em grupos para expressar suas principais demandas, que foram levadas ao presidente do Brasil pelos The Elders.


Ajuda para o Rio Grande do Sul

Como parte da iniciativa Líderes da Realidade Climática pelo Rio Grande do Sul, o Núcleo Estadual do Rio Grande do Sul divulgou duas ferramentas fundamentais para ajudar as vítimas da tragédia ambiental no sul do país: o Mapa da Fome, para cadastro de fornecedores de alimentos, e Pessoa Perdida, para centralização de informações sobre pessoas perdidas e encontradas na região. Saiba mais aqui.



13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page