top of page
  • Foto do escritorThe Climate Reality BR

#Rebobinando: Tudo que rolou com o Climate Br e os Líderes da Realidade Climática em junho


grupo das pessoas presentes no lançamento da carta

No último dia 18, a Aldeia Mãe Terra, no território indígena Cachoeirinha, Mato Grosso do Sul, lançou sua Carta de Direitos Climáticos, um marco na luta das comunidades Terena e Kinikinau pela justiça climática. O documento, elaborado por líderes e moradores, expressa os anseios da comunidade e reforça o compromisso com a sustentabilidade. Parceiros como Restaura, CIMI e Environmental Justice Foundation participaram do evento, apesar da ausência de autoridades. A Carta destaca demandas prioritárias de adaptação e mitigação. Leia esta e outras cartas já lançadas no botão abaixo:


notebook com a apresentação do relatório

Como parte da Semana do Meio Ambiente, o The Climate Reality Project Brasil e o Centro Brasil no Clima lançam o relatório "NDCs e Educação Climática". Escrito por Helena Branco e revisado por Luan Werneck, o documento examina como 36 NDCs abordam a educação climática, com foco em perspectivas regionais e boas práticas. Ilustrado por Monique Roque, o relatório destaca a importância da educação climática para enfrentar as mudanças climáticas e está disponível em inglês e português no botão abaixo:


Entre 12 e 14 de junho, um evento online sobre Aprendizagem Ágil reuniu entusiastas para promover habilidades essenciais no enfrentamento das mudanças climáticas. Foram mais de 20 Workshops oferecidos em um único dia sobre os mais diversos temas. Todo conteúdo produzido na Jornada ALC está disponível no botão abaixo.


print da sessão de comentários do instagram com elogios de alunos que participaram da operação cop.
Comentários de alunos que estão participando da Operação Cop 2024.

O Módulo 1 da Operação COP 2024 chegou ao fim, trazendo semanas de aprendizado e discussões enriquecedoras sobre mudanças climáticas. Os destaques incluíram aulas sobre a ciência da mudança do clima e o Antropoceno com o Professor Doutor Carlos Milani, o regime internacional de mudanças climáticas com Pablo Saturnino Braga e Carolina de Figueiredo Garrido, e justiça climática e relações Norte-Sul com a Professora Doutora Danielle Costa da Silva. Agradecemos ao OIMC pela parceria e a todos os participantes pela presença nessa jornada. Na imagem acima, alguns dos comentários de participantes da Operação COP 2024.


grupo de pessoas que participou do mural do clima

No dia 22, tivemos um Mural do Clima especial com a equipe da Carta de Direitos Climáticos de São Gonçalo, facilitado por Thalison Correa, nosso Coordenador do Programas. Foi uma oportunidade de entender melhor a relação de causa e consequência das Mudanças Climáticas. Não conhece o Mural do Clima? Clique abaixo e saiba mais.


Luan Wrneck, nosso coordenador da Operação COP, participou do Encontro de Juventudes com The Elders em São Paulo, organizado pelo LACLIMA.


Além disso, também marcamos presença na Midterm Conference T20 e no lançamento do livro "Política Externa Brasileira e Clima", organizado pela Plataforma Cipó.


maria d agraça e erlano sorriem segurando um documento com o texto da lei

Maria da Graça Carlo, Líder da Realidade Climática e membro do Núcleo Estadual do Ceará, entregou ao governador Elmano Freitas o texto do PL893/2023, que visa integrar educação climática de forma transversal nas escolas da Rede Pública do Estado do Ceará. O projeto, de autoria do Deputado Renato Roseno e em tramitação desde agosto de 2023 na Assembleia Legislativa, pretende preparar jovens para enfrentar desafios climáticos.


maria da graça e vilma sorriem segurando o documento com o texto da lei.

Além disso, ela também participou do Seminário Ceará pelo Clima: Desenvolvimento, Sustentabilidade e Justiça Social, promovido pela SEMA – Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima do Governo do Estado do Ceará. O evento abordou temas cruciais como Justiça Climática e Transição Energética, iniciando com um painel sobre Juventude e Crise Climática – Educação Ambiental para ação cidadã. Na ocasião, Maria da Graça entregou à Secretária Vilma Freire o texto do PL893/2023.


Na Mídia






33 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page