top of page

#Rebobinando: Tudo que rolou com o Climate Br e os Líderes da Realidade Climática

  • Foto do escritor: The Climate Reality BR
    The Climate Reality BR
  • 5 de jun.
  • 2 min de leitura

Atualizado: há 24 horas


grupo q esteve presente na imersão usando a camisa do evento

Tamandaré (PE) sediou o Encontro Nacional de Territórios das Cartas de Direitos Climáticos, reunindo lideranças comunitárias de todo o Brasil para elaborar um Manifesto coletivo que será apresentado na COP 30, em Belém. A iniciativa, promovida pelo Climate Reality Project Brasil e parceiros, fortaleceu a rede das Cartas como instrumento político de justiça climática, conectando vivências locais à agenda global. Além disso, também tivemos o lançamento do site oficial do movimento: cartasdedireitosclimaticos.com.br.


grupo que esteve presente no lançamento da carta de icoaraci

Icoaraci, distrito de Belém (PA), lançou sua Carta de Direitos Climáticos, resultado de um processo coletivo promovido pelo programa Cartas de Direitos Climáticos do The Climate Reality Project Brasil e realizado pelo coletivo CHIBÉ. A iniciativa fortalece o protagonismo local na defesa do bem-viver e da justiça socioambiental, abordando temas como educação ambiental, saneamento, cultura e direitos das crianças, e integra uma rede nacional de resistência frente à crise climática.


imagem da sala de videoconferencia da aula

O programa Jovens Embaixadores pelo Clima 2025 começou com seu primeiro encontro, reunindo mais de 180 participantes da região metropolitana de Belém. A abertura contou com Renata Moraes (Climate Reality Brasil) e Flávia Bellaguarda (LACLIMA), além da apresentação do programa por Luan Werneck e uma aula introdutória sobre a UNFCCC com André Castro. Esta é a largada para a jornada climática desses jovens rumo à ação!


Jurema Paixão levou a Carta de Direitos Climáticos dos quilombos Sítio Araçá e Jatobá II ao II Encontro CITAFRO – Coalizão dos Territórios Afrodescendentes das Américas e Caribe, fortalecendo a articulação internacional do movimento. E em Bagé, Vera Colares entregou a Carta de Palmas ao presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado estadual Pepe Vargas, que se comprometeu a atuar em defesa do direito à terra. O movimento das Cartas de Direitos Climáticos segue ampliando sua incidência política e colocando os territórios no centro das decisões climáticas. Saiba mais sobre.


Você já conhece o Central da COP? É um site criado pelo Observatório do Clima que explica tudo sobre as Conferências das Partes (COPs) com uma linguagem leve e divertida — no melhor estilo futebolístico! Nossa equipe tem dois textos publicados por lá: “Arquibancadas Vazias”, por Barbara Gomes e Luan Werneck; e “Camisa 10 do Clima: Educação, por Renata Moraes e Thalison Correa. Corre lá pra ler!



 
 
 

Comments


bottom of page