#Rebobinando: Tudo que rolou com o Climate Br e os Líderes da Realidade Climática
- The Climate Reality BR
- 5 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: há 24 horas

Tamandaré (PE) sediou o Encontro Nacional de Territórios das Cartas de Direitos Climáticos, reunindo lideranças comunitárias de todo o Brasil para elaborar um Manifesto coletivo que será apresentado na COP 30, em Belém. A iniciativa, promovida pelo Climate Reality Project Brasil e parceiros, fortaleceu a rede das Cartas como instrumento político de justiça climática, conectando vivências locais à agenda global. Além disso, também tivemos o lançamento do site oficial do movimento: cartasdedireitosclimaticos.com.br.

Icoaraci, distrito de Belém (PA), lançou sua Carta de Direitos Climáticos, resultado de um processo coletivo promovido pelo programa Cartas de Direitos Climáticos do The Climate Reality Project Brasil e realizado pelo coletivo CHIBÉ. A iniciativa fortalece o protagonismo local na defesa do bem-viver e da justiça socioambiental, abordando temas como educação ambiental, saneamento, cultura e direitos das crianças, e integra uma rede nacional de resistência frente à crise climática.

O programa Jovens Embaixadores pelo Clima 2025 começou com seu primeiro encontro, reunindo mais de 180 participantes da região metropolitana de Belém. A abertura contou com Renata Moraes (Climate Reality Brasil) e Flávia Bellaguarda (LACLIMA), além da apresentação do programa por Luan Werneck e uma aula introdutória sobre a UNFCCC com André Castro. Esta é a largada para a jornada climática desses jovens rumo à ação!
Jurema Paixão levou a Carta de Direitos Climáticos dos quilombos Sítio Araçá e Jatobá II ao II Encontro CITAFRO – Coalizão dos Territórios Afrodescendentes das Américas e Caribe, fortalecendo a articulação internacional do movimento. E em Bagé, Vera Colares entregou a Carta de Palmas ao presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado estadual Pepe Vargas, que se comprometeu a atuar em defesa do direito à terra. O movimento das Cartas de Direitos Climáticos segue ampliando sua incidência política e colocando os territórios no centro das decisões climáticas. Saiba mais sobre.
Você já conhece o Central da COP? É um site criado pelo Observatório do Clima que explica tudo sobre as Conferências das Partes (COPs) com uma linguagem leve e divertida — no melhor estilo futebolístico! Nossa equipe tem dois textos publicados por lá: “Arquibancadas Vazias”, por Barbara Gomes e Luan Werneck; e “Camisa 10 do Clima: Educação, por Renata Moraes e Thalison Correa. Corre lá pra ler!
Comments