top of page
  • Foto do escritorThe Climate Reality BR

Terra Ronca realiza lançamento de Carta de Direitos Climáticos da região


foto do grupo que compareceu ao evento, eles sorriem e seguram exemplares da carta em suas mãos

Em agosto de 2024, a comunidade de Terra Ronca, localizada no nordeste de Goiás, realizou o lançamento local da Carta de Direitos Climáticos, marcando um passo importante na defesa do Cerrado e na luta por justiça climática.


A carta foi elaborada durante um encontro em maio de 2024, promovido pelo The Climate Reality Project Brasil, em parceria com a A Vida no Cerrado e com o apoio de diversas organizações locais, como o Coletivo Mulheres da Sociobiodiversidade, o Parque Estadual de Terra Ronca, a Reserva Extrativista de Recanto das Araras de Terra Ronca/ICMBio, e a Brigada Comunitária Terra Ronca. Este documento expressa as demandas da comunidade, focando na Conservação do Cerrado, Combate ao Fogo e Direito à Água.

grupo que compareceu ao encontro, sentado, participando de uma conversa

Terra Ronca, com suas mais de 260 cavernas e grutas, é um exemplo de ecoturismo e extrativismo sustentável, e sua comunidade busca preservar essa riqueza natural. O lançamento da carta simboliza a união entre conhecimento tradicional e ciência do clima, destacando a necessidade urgente de proteger e recuperar o Cerrado.

mulher branca, cabelos castanhos curtos, lê um documento no lançamento da carta.

As Cartas de Direitos Climáticos, projeto do The Climate Reality Project Brasil, visam mobilizar comunidades em todos os biomas brasileiros para defender seus direitos e buscar justiça climática. Conheça as demandas da comunidade de Terra Ronca e leia a carta na íntegra clicando no botão abaixo.


Conheça esta e as demais cartas lançadas clicando abaixo.


capa da carta de direitos climáticos terra ronca


Leitura complementar

Leia a reportagem ambiental "Em seus barulhos tectônicos, Terra Ronca é Cerrado gritando por vida" da editoria Faça chuva ou faça sol, meu Cerrado já está vulnerável, por Maria Alice, do núcleo de comunicação da organização parceira A Vida no Cerrado.


Post com texto alternativo.


15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page