Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, os moradores do conjunto de favelas da Maré lançam a "Carta de Direitos Climáticos da Maré". Este documento, elaborado coletivamente pela comunidade, visa discutir os impactos da crise climática no território e mapear as tecnologias sociais de enfrentamento criadas na favela.
A Carta de Direitos Climáticos da Maré é resultado das diferentes vivências dos moradores, identificando as principais demandas relacionadas às mudanças climáticas e propondo estratégias de enfrentamento para promover bem-estar e qualidade de vida nas 16 favelas da Maré. Para acessar a carta, basta entrar acessar o botão abaixo:
Grupo de Trabalho da Carta de Direitos Climáticos da Maré
O Grupo de Trabalho (GT) da Carta de Direitos Climáticos da Maré, composto por moradores e ativistas climáticos, foi criado em 2023. Sua missão é traçar estratégias para que tomadores de decisão, a mídia e os próprios moradores do território se engajem em responder às demandas da carta. Qualquer morador do território pode participar do GT, que está comprometido em realizar ações focadas nos quatro eixos: Gênero e Raça, Saneamento Básico, Segurança Alimentar e Urbanização.
As principais ações do GT incluem:
Implementação de políticas concretas de adaptação climática no território, conforme as demandas da carta.
Articulação com lideranças locais e tomadores de decisão para priorizar e efetivar as demandas.
Garantia de participação em espaços de debate climático e articulação com formadores de opinião.
Promoção do diálogo de sensibilização junto à população da Maré, com foco na educação climática e socioambiental, abordando conceitos de justiça climática e racismo ambiental.
Se você acredita que pode colaborar com qualquer das medidas demandadas pelo território, envie um e-mail para cartadireitosclimaticos.mare@gmail.com e entraremos em contato com você. O futuro está em nossas mãos.
Comments