top of page
  • Foto do escritorThe Climate Reality BR

Aula aberta: Justiça e Adaptação Climática

Como parte de nossas boas práticas de acessibilidade digital, este texto foi disponibilizado como página na web: Aula aberta: Justiça e Adaptação Climática. As imagens tem texto alternativo.


Aula aberta Justiça e adaptação climática. aula aberta do curso construindo cartas de direitos climáticos. 20 de julho, às 19h, ao vivo no canal @climaterealitybrasil

The Climate Reality Project Brasil tem o prazer de anunciar a realização de uma aula aberta sobre justiça e adaptação climática. Esta aula será a introdução do curso "Construindo Cartas de Direitos Climáticos" e ocorrerá ao vivo no dia 20 de julho de 2023, às 19h, no canal do YouTube do The Climate Reality Project Brasil.


O curso "Construindo Cartas de Direitos Climáticos" foi projetado especificamente para líderes comunitários e organizações locais engajadas na proteção do meio ambiente, no fortalecimento da resiliência climática e na busca por um futuro sustentável para todos. O objetivo é capacitar os participantes a criar uma Carta de Direitos Climáticos em suas comunidades, que se tornará uma importante ferramenta para evidenciar as demandas e reivindicações por direitos territoriais.


Você pode assistir a aula aberta que dará início ao curso no próximo dia 20, às 19h, no canal do YouTube do The Climate Reality Project Brasil. Não perca esta oportunidade de adquirir conhecimentos sobre justiça e adaptação climática, bem como de se inspirar com ideias e ações concretas para fazer a diferença em sua comunidade.


Conheça os participantes:


Adriana é uma mulher negra, ela usa tranças, tem cabelo preto, usa camisa branca e está segurando um microfone.

Adriana Rodrigues (ISA - Instituto Socioambiental)


Historiadora, mestra em história social, doutoranda no Departamento Política Científica e Tecnológica da UNICAMP, coordenadora das Mulheres de Orì, assessora de políticas públicas no Instituto Socioambiental.








foto em preto e branco. diosmar é um homem negro, seu cabelo é escuro e curto, ele usa camisa social branca e óculos.

Diosmar Filho (Associação de Pesquisa Iyaleta)


Pesquisador e Coordenador Científico da Associação de Pesquisa Iyaleta, é é Geógrafo, doutorando em Geografia na UFF e Mestre em Geografia pela UFBA. Pesquisador e Coordenador Científico da Associação de Pesquisa Iyaleta. Foi professor e coordenador acadêmico das Especializações Lato Sensu da UAB/CAPES pela UFBA. Exerceu cargos públicos no Estado da Bahia, nas áreas de gestão das águas, desenvolvimento social e promoção da igualdade racial. autor de “A Geopolítica do Estado e o Território Quilombola no século XXI” e diretor do documentário “TERRAS QUE LIBERTAM - histórias dos Cupertinos" (2021).


karlar é uma mulher branca, ela usa blusa preta e um cachecol vermelho. Tem cabelos longos e castanhos. Está sorrindo.

Karla Giovanna Braga (COJOVEM)


Engenheira sanitarista e ambiental; Co-fundadora e diretora de Gestão de Projetos e Sustentabilidade na COJOVEM; É embaixadora da juventude pelo escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC); É representante do Norte do Brasil no Internet Governance Forum (IGF) e facilitadora do Programa Youth Brasil.







carmynnie é uma mulher negra, ela usa tranças e seu cabelo é castanho escuro com algumas tranças loiras. ela usa blusa preta e está sorrindo.

Carmynie Xavier (Mediação)

Gerente de Relações Institucionais no Centro Brasil no Clima e Analista de Justiça Climática no The Climate Reality Project Brasil.

Graduada em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, concluiu mestrado em Desenvolvimento Rural pela UFRGS, com extensão em Direito Ambiental. Atuou como gerente de Finanças Verdes no Projeto Rural Sustentável – Bioma Cerrado. Coordenou o programa Jovens Profissionais do Saneamento (ABES-RS) e foi docente em Gestão Ambiental (UFRGS). no Centro Brasil no Clima foi responsável pelo projeto HidroSinergia. Tem experiência em gerenciamento ambiental, planejamento, monitoramento, economia e desenvolvimento rural.


Para realizar sua inscrição no curso acesse o link "Construindo Cartas de Direitos Climáticos"

Assistir à aula aberta não o faz efetivamente matriculado no curso e não dá direito a certificados de participação.


Assista a aula aberta no nosso canal, disponível no botão abaixo.



167 visualizações0 comentário
bottom of page