- The Climate Reality BR
A pobreza é a maior inimiga do meio ambiente!?

Crítica de Mariana de Vasconcellos
Durante a reunião de Davos, o Ministro Paulo Guedes afirmou que a pobreza é a maior inimiga do meio ambiente. Essa afirmação é tão lógica quanto colocar a culpa pela escassez de água nos banhos e ignorar todos os danos causados pelo agronegócio e pela indústria.
Essa ideia de que com “enriquecimento” vamos magicamente resolver a questão ambiental é simplesmente repetir que vamos ter de esperar o bolo crescer para então dividir e nós sabemos que o bolo não será dividido.
O recente Relatório de Risco, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial, apontou que todas as principais ameaças mundiais são diretamente relacionadas com o meio ambiente, mas o nosso governo continua sem modificar sua postura sobre essa questão.
Esta é a segunda reunião de Davos do governo Bolsonaro e seus representantes continuam com discursos que só comprovam o evidente despreparo e desconhecimento sobre a crise climática.
Esse descaso tem um impacto tão negativo na imagem do Brasil que na prática apenas representa perca de negócios e de apoio internacional. Ao contrário da lógica conservadora, é mais provável que não pensar nas questões ambientais seja o verdadeiro inimigo do desenvolvimento econômico.